Veja o discurso de Agnès Varda e Cate Blanchett em Cannes

Agnès Varda e Cate Blanchett lideraram outras 80 mulheres em um protesto neste sábado (12) no Festival de Cannes. O grupo se posicionou nos degraus que levam ao Théâtre Debussy, simbolizando as dificuldades das mulheres em progredir na carreira e representando as 82 diretoras que tiveram filmes em competição na história do festival.

Leia também: Agnès Varda e Cate Blanchett lideram protesto de 82 mulheres em Cannes
Guia de Cannes: 
Veja os filmes dirigidos por mulheres que estão no festival
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já presidiram o júri de Cannes

Durante a manifestação, Varda e Blanchett leram um comunicado – a diretora belga falou em francês e a atriz australiana, em inglês – no qual defenderam a importância da paridade salarial e de “ambientes de trabalho diversos e igualitários que possam refletir melhor o mundo em que vivemos”.

Abaixo, assista ao vídeo do discurso e leia a tradução em português:

“Nestes degraus, hoje, estão 82 mulheres que representam o número de diretoras que subiram esta escada desde a primeira edição do Festival de Cannes, em 1946. Neste mesmo período, 1.688 diretores homens subiram esta mesma escada.

Nos 71 anos deste festival internacionalmente renomado, mulheres presidiram o júri doze vezes. A prestigiosa Palma de Ouro foi entregue a 71 diretores homens – um número muito grande para que sejam nomeados -, mas apenas a duas mulheres: Jane Campion, que está conosco em espírito, e Agnès Varda [ganhadora da Palma honorária], que está conosco hoje.

Estes fatos são óbvios e inegáveis.

As mulheres não são minoria no mundo, mas o estado atual da nossa indústria diz o contrário. Como mulheres, cada uma de nós enfrenta desafios próprios e únicos, mas estamos juntas nestes degraus para simbolizar nossa determinação e compromisso com o progresso. Somos roteiristas, produtoras, diretoras, atrizes, diretoras de fotografia, agentes, montadoras, distribuidoras, agentes de vendas e todas as [profissões] envolvidas nas artes cinematográficas. Estamos em solidariedade com mulheres de todas as indústrias.

Nossa expectativa é a de que nossas instituições ofereçam ativamente paridade e transparência em seus corpos executivos e ambientes seguros de trabalho.

Nossa expectativa é a de que nossos governos garantam que as leis de salários iguais para trabalhos iguais sejam cumpridas.

Vamos exigir que nossos ambientes de trabalho sejam diversos e igualitários, para que possam refletir melhor o mundo em que de fato vivemos. Um mundo que permita que todas nós, em frente e por trás das câmeras, possamos prosperar ombro a ombro com nossos colegas homens.

Nós reconhecemos todas as mulheres e homens que estão buscando a mudança.

As escadas da nossa indústria precisam ser acessíveis a todos.

Vamos subir.”

2 thoughts on “Veja o discurso de Agnès Varda e Cate Blanchett em Cannes

  1. Congratulations to all of courage women. We must continuos to defend our rights and help men see and discover our potentialities. Women must also support most otlher women and stop see each woman as a a threat.

Deixe um comentário

Top