Aquecendo os motores para o Oscar 2019, que ocorre em 24 de fevereiro, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil de todas as profissionais femininas indicadas em cada uma das categorias.
Oscar 2019: Confira a lista completa com todas as mulheres indicadas
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já foram indicadas ao Oscar de direção
Leia também: Os longas dirigidos por mulheres que já disputaram o Oscar de melhor filme
Apoie: Colabore mensalmente com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Já falamos sobre as produtoras que podem levar o prêmio na categoria de melhor filme. Hoje, a categoria é melhor atriz. Nenhuma das indicadas ganhou um Oscar anteriormente e duas concorrem pela primeira vez.
Conheça as indicadas ao Oscar de melhor atriz:
Glenn Close, por A Esposa
Disputando o Oscar pela sétima vez, a americana é a atriz que mais vezes foi indicada sem vencer. Nascida em 1947, formou-se em Teatro e Antropologia e começou a carreira nos palcos. Estreou no cinema com O Mundo Segundo Garp (1982), que já lhe rendeu uma indicação ao Oscar. As demais foram por O Reencontro (1983), Um Homem Fora de Série (1984), Atração Fatal (1987), Ligações Perigosas (1988) e Albert Nobbs (2011).
Lady Gaga, por Nasce uma Estrela
Stefani Joanne Angelina Germanotta nasceu em Nova York em 1986 e chegou ao estrelato como cantora e compositora, tendo vendido mais de 28 milhões de discos. Como atriz, participou de Sin City: A Dama Fatal (2014) e ganhou o Globo de Ouro pela série American Horror Story. Neste ano, ela também disputa o Oscar de canção original pela música “Shallow”. Ela já concorreu nesta categoria em 2016.
Melissa McCarthy, por Poderia me Perdoar?
Americana, nasceu em 1970 e integrou o grupo de comédia The Groundlings. Seu primeiro papel de destaque foi a Sookie de Gilmore Girls (2000-07). Recebeu o Emmy por Mike & Molly (2010-16) e concorreu ao Oscar por Missão Madrinha de Casamento (2011). A carreira de sucesso nas bilheterias inclui As Bem-Armadas (2013), Uma Ladra Sem Limites (2013), A Espiã que Sabia de Menos (2015) e Caça-Fantasmas (2016).
Olivia Colman, por A Favorita
Inglesa, nasceu em 1974 e estreou no teatro aos 16. Destaque na TV britânica, ganhou o Bafta por Twenty Twelve (2011-12), Accused (201-12) e Broadchurch (2013-17). Tornou-se mais conhecida do público internacional com a minissérie O Gerente da Noite (2006) e será a rainha na nova fase de The Crown. Atuou em filmes como Tiranossauro (2011), A Dama de Ferro (2011) e O Lagosta (2015). Disputa o Oscar pela primeira vez
Yalitza Aparicio, por Roma
Nascida em 1993 em Tlaxiaco, no México, tinha acabado de terminar os estudos para ser professora quando conheceu o diretor Alfonso Cuarón e assumiu o papel de Cleo. Ela é a primeira mulher de origem indígena, a segunda mexicana e a quarta latino-americana a ser indicada ao Oscar de melhor atriz. Além disso, é a segunda mulher na história a concorrer na categoria por um trabalho de estreia em língua não inglesa.
Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images
* O Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2019 até 24/02. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.
*
Mais sobre as indicações ao Oscar 2019:
+ Yalitza Aparicio é primeira latino-americana indicada a melhor atriz em 14 anos
+ Hannah Beachler é primeira mulher negra a disputar Oscar de design de produção
+ Primeira mulher a dirigir curta da Pixar, Domee Shi está concorrendo ao Oscar
+ Nadine Labaki vai disputar Oscar de filme estrangeiro com Cafarnaum
+ Nenhum dos oito indicados a melhor filme foi dirigido por uma mulher
+ Apenas homens disputarão o Oscar 2019 de melhor direção
toda minha torcida para a Yalitza Aparicio ♥