Nadine Labaki concorre ao Oscar de filme estrangeiro com “Cafarnaum”

Dirigido por Nadine Labaki, Cafarnaum vai representar o Líbano na disputa pelo Oscar 2019 de filme estrangeiro. O longa é o único dirigido por mulher entre os cinco concorrentes na categoria e estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira (17).

Oscar 2019: Veja a lista completa com todas as mulheres indicadas ao prêmio
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já foram indicadas ao Oscar de direção

Leia também: Os longas dirigidos por mulheres que já disputaram o Oscar de melhor filme
Apoie: Colabore mensalmente com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Cafarnaum também ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. O filme conta a história de Zain, um menino de 12 anos que leva uma vida dura em Beirute e decide processar os pais por o terem colocado no mundo. Também atriz, Labaki tem no currículo de diretora filmes como Caramelo (2007) e E Agora Onde Vamos? (2011).

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Este ano, 20 filmes dirigidos por mulheres estavam entre os 87 inscritos (o equivalente a 23%).

Depois, a lista de nove semifinalistas é divulgada – e neste ano, só havia dois filmes dirigidos por mulheres: Cafarnaum e o colombiano Pájaros de Verano, de Cristina Gallego e Ciro Guerra. Finalmente, a Academia anunciou nesta terça-feira (22) os cinco indicados que de fato disputarão o prêmio.

Além de Cafarnaum, concorrem à estatueta Assunto de Família, de Hirokazu Koreeda (Japão); Guerra Fria, de Paweł Pawlikowski (Polônia); Never Look Away, de Florian Henckel von Donnersmarck (Alemanha); e Roma, de Alfonso Cuarón (México).

A categoria de melhor filme estrangeiro foi instaurada na 29ª edição da premiação, realizada em 1957, e até hoje só premiou três filmes dirigidos por mulheres: A Excêntrica Família de Antônia (1995), de Marleen Gorris; Lugar Nenhum na África (2001), de Caroline Link; e Em um Mundo Melhor, de Susanne Bier (2010). 

Saiba mais sobre a presença das mulheres no Oscar de filme estrangeiro

*

Mais sobre as indicações ao Oscar 2019:
Yalitza Aparicio é primeira latino-americana indicada a melhor atriz em 14 anos
Hannah Beachler é primeira mulher negra a disputar Oscar de design de produção

Nenhum dos oito indicados a melhor filme foi dirigido por uma mulher
Apenas homens disputarão o Oscar 2019 de melhor direção


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema

Deixe um comentário

Top