“Pedágio”, de Carolina Markowicz, segue na disputa para representar Brasil no Oscar

Pedágio, de Carolina Markowicz, é o único longa-metragem dirigido por uma mulher que segue na disputa para representar o Brasil na busca por uma indicação ao Oscar de melhor filme internacional em 2024. A lista de pré-selecionados foi divulgada nesta terça-feira (5) pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, responsável pela escolha do candidato brasileiro.

Saiba mais: Veja todas as diretoras que concorreram ao Oscar de filme internacional
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Além de Pedágio, estão na lista Retratos Fantasmas, de Kléber Mendonça Filho; Estranho Caminho, de Guto Parente; Noites Alienígenas, de Sergio de Carvalho; Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha, de Eduardo Albergaria; e Urubus, de Claudio Borrelli.

O filme escolhido para representar o Brasil no Oscar será anunciado em 12 de setembro pela Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Esta mesma seleção escolheu os seis pré-selecionados a partir de uma lista de 28 obras inscritas, seis delas dirigidas por mulheres.

Neste ano, a comissão que escolherá o candidato brasileiro é presidida por Ilda Santiago e formada, também, por Affonso Beato, Alessandra Krueger, Andre Carreira, Ane Siderman, Carlos Alberto Mattos, Cecilia Amado, Clarisse Goulart, Cristiana Rodrigues Cunha, Diane Maia, Estevão Ciavatta, Fernanda Parrado, Gabriel Martins, Hsu Chien, João Vieira Jr., Magali Wistefelt, Michel Tikhomiroff, Plínio Profeta, Renato Barbieri, Sol Moraes, Tatiana Carvalho Costa, Virginia Cavendish e Walter Lima Junior.

Concorrer à estatueta de filme internacional é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Depois, é divulgada uma lista de semifinalistas e, mais tarde, os cinco filmes escolhidos para de fato disputar o troféu.

Pedágio foi selecionado para o Festival de Toronto, mas ainda não teve estreia comercial no Brasil. No filme, Suellen é uma cobradora de pedágio que usa seu trabalho para ganhar dinheiro ilegalmente e financiar a ida de seu filho à cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro. O elenco tem Maeve Jinkings, Kauan Alvarenga, Thomás Aquino, Aline Marta Maia e Isac Graça.

Top