Mulheres dirigiram dois dos dez indicados ao Oscar 2022 de melhor filme

Dois dos dez concorrentes ao Oscar de melhor filme em 2022 são dirigidos por mulheres: Ataque dos Cães, de Jane Campion, líder de indicações deste ano; e No Ritmo do Coração, de Sian Heder. Os demais títulos na disputa são Amor Sublime AmorO Beco do PesadeloBelfastDrive My CarDunaKing Richard – Criando CampeãsLicorice Pizza e Não Olhe para Cima.

Leia também: Jane Campion disputa Oscar de direção pela segunda vez
Oscar 2022: Pela 2ª vez em 94 anos, uma mulher vai disputar prêmio de fotografia
Saiba mais: Veja os longas dirigidos por mulheres que já disputaram melhor filme

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Esta é apenas a quarta edição do Oscar na qual a disputa pela principal estatueta inclui mais de uma diretora – as outras foram em 2010, 2011 e 2021. Até hoje, o número de filmes dirigidos por mulheres na categoria mais importante nunca passou de dois em um mesmo ano.

Com as indicações de 2022, subiu para 18 o número de longas dirigidos por mulheres que já concorreram ao Oscar de melhor filme. Os outros concorrentes foram Filhos do Silêncio (1986), de Randa Haines; Tempo de Despertar (1990), de Penny MarshallO Príncipe das Marés (1991), de Barbra Streisand; O Piano (1993), de Jane Campion; Encontros e Desencontros (2003), de Sofia Coppola; Pequena Miss Sunshine (2006), de Valerie Faris e Jonathan Dayton; Educação (2009), de Lone Scherfig; Minhas Mães e Meu Pai (2010), de Lisa Cholodenko; Inverno da Alma (2010), de Debra Granik; Guerra ao Terror (2008) e A Hora Mais Escura (2012), de Kathryn Bigelow; Selma – Uma Luta pela Igualdade (2014), de Ava DuVernay; Lady Bird: A Hora de Voar (2017) e Adoráveis Mulheres (2019), de Greta Gerwig; Nomadland (2020), de Chloé Zhao; e Bela Vingança (2020), de Emerald Fennell. Guerra ao Terror e Nomadland foram os únicos ganhadores até agora.

A categoria de melhor filme premia os produtores, e embora nenhum dos indicados deste ano tenha sido exclusivamente produzido por mulheres, cinco têm ao menos uma mulher no time creditado pela Academia. São eles: Ataque dos Cães, Amor Sublime Amor, Belfast, Duna e Licorice Pizza.

Além de melhor filme, as 12 indicações de Ataque dos Cães incluem direção para Campion, a primeira mulher a concorrer mais de uma vez na categoria, melhor roteiro adaptado (Campion), melhor ator (Benedict Cumberbatch), atriz coadjuvante (Kristen Dunst), ator coadjuvante (Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee), trilha sonora (Jonny Greenwood), edição (Peter Sciberras), design de produção (Grant Major & Amber Richards), som (Richard Flynn, Robert Mackenzie and Tara Webb), e direção de fotografia, que fez de Ari Wegner a segunda mulher a concorrer nesta categoria, depois de Rachel Morrison, em 2018. 

No Ritmo do Coração foi lembrado também nas categorias de roteiro adaptado (Sian Heder) e ator coadjuvante (Troy Kotsur). A entrega do Oscar será em 27 de março.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2022:
+ Mulheres dominam categoria de roteiro adaptado no Oscar 2022
+ Diretoras e produtoras têm forte presença na categoria de documentário
+ Pela primeira vez desde 2015, nenhuma diretora concorre a filme internacional

Top