Como tem acontecido nos últimos anos, as mulheres marcaram forte presença entre os indicados ao Oscar de documentário em 2022: dos cinco concorrentes ao prêmio deste ano, três foram dirigidos ou codirigidos por mulheres e quatro têm ao menos uma mulher na produção.
Leia também: Jane Campion disputa Oscar de direção pela segunda vez
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Os indicados com direção ou codireção feminina são Ascension, de Jessica Kingdon; Attica, de Traci A. Curry e Stanley Nelson; e Writing with Fire, de Rintu Thomas e Sushmit Ghosh. Vale destacar a diversidade entre as diretoras: Kingdon é chinesa-americana, Curry é afro-americana e Thomas é indiana.
A categoria de documentário também premia produtores, e dos 15 indivíduos indicados, sete são mulheres. Além de Kingdon, Curry e Thomas, concorrem também Kira Simon-Kennedy, por Ascension; e Charlotte De La Gournerie, Monica Hellström e Signe Byrge Sørensen, por Flee, que fez história como a primeira obra a ser indicada a documentário, filme internacional e animação no mesmo ano. O único dos concorrentes que não têm nenhuma mulher no time de diretores ou produtores é Summer of Soul.
Neste ano, 60 dos 138 filmes inscritos para concorrer ao Oscar de melhor documentário foram dirigidos ou codirigidos por mulheres – o equivalente a 43,4%. Foi o segundo maior índice registrado pelo levantamento do Mulher no Cinema, que é feito anualmente desde 2016.
A lista de 15 semifinalistas,divulgada em dezembro, incluía nove títulos dirigidos ou codirigidos por mulheres. Além dos três que foram de fato indicados, os pré-selecionados eram Faya Dayi, de Jessica Beshir; In the Same Breath, de Nanfu Wang; Julia, de Julie Cohen e Betsy West; President, de Camilla Nielsson; The Rescue, de Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin; e Simple as Water, de Megan Mylan.
A entrega do Oscar será em 27 de março.
*
Tudo sobre as mulheres no Oscar 2022:
+ Pela 2ª vez em 94 anos, uma mulher vai disputar prêmio de fotografia
+ Dos 10 indicados ao Oscar de melhor filme, dois são dirigidos por mulheres
+ Mulheres dominam categoria de roteiro adaptado no Oscar 2022
+ Pela primeira vez desde 2015, nenhuma diretora concorre a filme internacional