Competição de Veneza terá 5 diretoras, incluindo Ava DuVernay e Sofia Coppola

Cinco filmes dirigidos por mulheres estão entre os 23 selecionados para a competição principal da 80ª edição do Festival de Veneza, que ocorre de 30 de agosto a 9 de setembro. A presença de diretoras na disputa pelo Leão de Ouro é a mesma de 2022 e 2021, e está abaixo da registrada em 2020, quando oito cineastas competiram.

Leia também: Brasileira Nara Normande é selecionada para Festival de Veneza
Saiba mais: Veja os principais prêmios conquistados por mulheres no Festival de Veneza

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Os filmes dirigidos por mulheres na competição principal são The Green Border, da polonesa Agnieszka Holland; Holly, da belga Fien Troch; Origin, da americana Ava DuVernay; Priscilla, da também americana Sofia Coppola; e Woman Of, parceria da polonesa Malgorzata Szumowska com Michal Englert.

Conhecida por filmes como Selma (2014) e A 13ª Emenda (2016), DuVernay é a primeira cineasta americana negra a ser selecionada para a competição do festival. Holland, Troch e Coppola já tinham participado anteriormente – a última, aliás, ganhou o Leão de Ouro por Um Lugar Qualquer em 2010.

Filmes dirigidos por mulheres venceram as três últimas edições do Festival de Veneza. Em 2022, o vencedor foi All the Beauty and the Bloodshed, de Laura Poitras; em 2021, O Acontecimento, de Audrey Diwan; e em 2020, Nomadland, de Chloé Zhao. Os outros filmes dirigidos por mulheres que ganharam o Leão de Ouro foram Os Anos de Chumbo, de Margarethe von Trotta (em 1981); Os Renegados, de Agnès Varda (1985); e Um Casamento à Indiana, de Mira Nair (2001).

Nara Normande e Tião, diretores de “Sem Coração” – Foto: Divulgação

Entre os filmes selecionados para outras seções do festival, destaque para Sem Coração, coprodução entre Brasil, França e Itália que fará sua estreia mundial na mostra Horizontes.

Escrito e dirigido por Nara Normande e  Tião, o longa é ambientado em 1996, no litoral do Alagoas, quando a jovem Tamara está se preparando para deixar sua vila pesqueira e ir estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente que, por causa de uma cicatriz no peito, foi apelidada de “Sem Coração”. Ao longo do verão, Tamara vê crescer sua atração por essa menina misteriosa.

Este é o primeiro longa-metragem de Normande, que é alagoana e nasceu em 1956. Seu filme mais conhecido é Guaxuma (2018), pelo qual ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Brasília e o de melhor curta de animação no South by SouthWest.

Sem Coração é protagonizado pelas atrizes Maya de Vicq e Eduarda Samara e tem no time de produtores a dupla Emilie Lesclaux e Kleber Mendonça Filho, conhecida por O Som ao Redor (2012) e Bacurau (2019).


Fotos do topo: Jon Kopaloff/WireImage

Top