Filmes de Laura Poitras e Alice Diop ganham Leão de Ouro e Prata em Veneza

Pelo terceiro ano consecutivo, o principal prêmio do Festival de Veneza foi entregue a um filme dirigido por uma mulher. A 79ª edição do evento italiano, encerrada neste sábado (10), entregou o Leão de Ouro para o documentário All the Beauty and the Bloodshed, da americana Laura Poitras.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

O filme narra a trajetória da artista Nan Goldin e de seu ativismo contra a família Sackler, dona da Purdue Pharma, uma empresa farmacêutica fabricante do opióide Oxycontin. O remédio, altamente viciante, é considerado peça-chave na epidemia de opióides que já matou mais de meio milhão de americanos.

A vitória de Poitras acontece um ano depois de Audrey Diwan vencer o Leão de Ouro com O Acontecimento, e dois anos depois de Chloé Zhao triunfar no festival com Nomadland.

A edição de 2022 também consagrou a diretora francesa Alice Diop, conhecida por documentários como Nós (2021) e Towards Tenderness (2016). Seu primeiro longa de ficção, Saint Omer, ganhou o Leão de Prata e também o Leão do Futuro, entregue à melhor estreia na direção. O filme é centrado em Rama, uma escritora que assiste ao julgamento de uma mulher acusada de matar a filha. Em busca de inspiração para um livro, ela acaba questionando suas próprias convicções.

Quem também levou um prêmio para casa foi a australiana Cate Blanchett, eleita melhor atriz por TÁR.


Fotos: Vittorio Zunino Celotto/Getty Images e Franco Origlia/Getty Images

Top