Estreias da semana: as mulheres que chegam às salas

Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.

Exclusivo: Veja uma cena de O Próximo Passo, filme mais visto do Festival Varilux
Apoie:
Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Como alguns filmes não estreiam em todas as praças, é importante que o leitor consulte a programação de sua cidade. O Mulher no Cinema também recomenda que o público se informe sobre os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19) adotados por cada sala de cinema.

Veja as estreias desta quinta-feira, 8 de setembro.

*

“Amira”
[Egito/Jordânia/Emirados Árabes, 2021]

Uma garota palestina vê sua vida virar de cabeça pra baixo quando descobre que o homem que admirava não é realmente seu pai. Protagonizado por Tara Abboud e dirigido por Mohamed Diab.


“Aquilo que Eu Nunca Perdi”
[Brasil, 2021]

Documentário de Marina Thomé sobre a artista Alzira E, que começou a compor com seus irmãos, Geraldo e Tetê Espíndola, e depois construiu uma sólida carreira como instrumentista e compositora. Leia o depoimento da produtora executiva Marcia Mansur sobre a realização do filme.


“A Luta de uma Vida”
[The Survivor, Canadá/EUA/Hungria, 2021]

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Harry Haft foi enviado a campos de concentração e forçado a lutar contra outros prisioneiros. Após sobreviver, escapar e chegar a Nova York, ele começa a desenvolver suas habilidades como boxeador e tenta usar uma grande luta para reencontrar seu primeiro amor. Justine Juel Gillmer escreveu o roteiro do filme, dirigido por Barry Levinson.


“Men: Faces do Medo”
[Reino Unido, 2022]

Harper se retira sozinha para o interior da Inglaterra na esperança de se recuperar de uma tragédia pessoal. No entanto, ela sente estar sendo perseguida por alguém ou algo que está na floresta próxima. Protagonizado pela atriz Jessie Buckley e dirigido por Alex Garland.


“O Próximo Passo”
[En Corps, França/Bélgica, 2022]

Elise é uma talentosa bailarina que sofre uma grave lesão durante um espetáculo. Apesar de especialistas afirmarem que Elise não poderá voltar a dançar com antes, ela luta por sua recuperação. Protagonizado por Marion Barbeau e dirigido por Cédric Klapisch. Assista a uma cena do filme.


“Tromba Trem: O Filme”
[Brasil, 2022]

Gajah, um elefante sem memória, é alçado ao status de celebridade do dia para a noite, e se afasta de seus velhos companheiros de viagem no Tromba Trem. Quando se torna o principal suspeito de misteriosos raptos, ele precisa da ajuda dos amigos pré-fama: um grupo de obstinados cupins moradores de uma colônia e Duda, uma tamanduá vegetariana. Débora Guimarães é uma das roteiristas da animação dirigida por Zé Brandão.

Top