Mulheres ganham Leão de Ouro e prêmios de direção e roteiro no Festival de Veneza

Mulheres venceram a maioria dos principais prêmios entregues pelo Festival de Veneza, encerrado neste sábado (11). O Leão de Ouro foi para L’événement, da diretora franco-libanesa Audrey Diwan, no segundo ano consecutivo em que o troféu mais importante do evento foi para um filme dirigido por mulher. No ano passado, a vitória foi de Nomadland, de Chloé Zhao, que também triunfou no Oscar.

Adaptação de um romance de Annie Ernaux, L’événement (ou Happenings, no título em inglês) é o segundo longa de Diwan, também diretora de Mais vous êtes fous (2019). O filme conta a história de uma estudante que, grávida na França do início dos anos 1960, busca uma forma de conseguir abortar.

O prêmio de melhor direção foi para a veterana cineasta neozelandesa Jane Campion e seu novo filme, The Power of the Dog, o primeiro que ela lança desde O Brilho de uma Paixão (2009). Já o troféu de roteiro foi para a americana Maggie Gyllenhaal, conhecida pelo trabalho como atriz, e que acaba de estrear na direção de longas-metragens com The Lost Daughter, inspirado na obra de Elena Ferrante.

A espanhola Penélope Cruz ganhou o prêmio de melhor atriz por Madres Paralelas, seu oitavo trabalho com o diretor Pedro Almodóvar. Veja todas as mulheres premiadas no Festival de Veneza 2021:

COMPETIÇÃO PRINCIPAL

Leão de Ouro
L’événement, de Audrey Diwan

Melhor direção
Jane Campion, por The Power of the Dog

Melhor atriz
Penélope Cruz, por Madres Paralelas

Melhor roteiro
Maggie Gyllenhaal, por The Lost Daughter

*

MOSTRA HORIZONTES

Melhor atriz
Laure Calamy, por Full Time

*

LEÃO DO FUTURO (melhor filme de estreia)
Imaculat, de Monica Stan e George Chiper-Lillemark

*

MOSTRA REALIDADE VIRTUAL

Melhor experiência de realidade virtual
Le bal de Paris, dir. Blanca Lee.

Melhor trabalho de realidade virtual
Goliath Playing with Reality, de May Abdalla e Barry Gene Murphy


Foto do topo: Yara Nardi/Reuters + Filippo Monteforte/AFP via Getty + AP

Top