5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em setembro

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Now, Telecine, Belas à La Carte, Supo Mungam Plus, Globoplay, Reserva Imovision, entre outras.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.

Abaixo, veja o que assistir no streaming em setembro. Consulte, também, esta thread no Twitter só com filmes dirigidos ou estrelados por mulheres para ver este mês – online e de graça.

*

“Além dos Limites”
[Love & Basketball, EUA, 2000]
Disponível no Telecine

Monica e Quincy se conheceram no início dos anos 1980, quando ela se mudou para a casa vizinha à dele. O filme acompanha a história dos dois da infância à vida adulta, conforme correm atrás de um sonho em comum: jogar na NBA. Este é o longa de estreia da diretora americana Gina Prince-Bythewood, também conhecida por A Vida Secreta das Abelhas (2008), Nos Bastidores da Fama (2014) e The Old Guard (2020)


“Chocolate”
[Chocolat, França/Camarões/Alemanha Ocidental, 1988]
Disponível no MUBI e no Reserva Imovision

Uma mulher francesa retorna à casa onde viveu no Camarões durante a infância, numa viagem que traz lembranças da vida na África colonial, das tensões raciais e da relação com Protée (Isaach De Bankolé), empregado de sua família. Primeiro longa-metragem da francesa Claire Denis, diretora de filmes como Bom Trabalho (1999), 35 Doses de Rum (2008) e High Life (2018). Ouça uma playlist inspirada na obra da cineasta.


“First Cow”
[EUA, 2019]
Disponível no MUBI

Nos Estados Unidos do século 19, um cozinheiro solitário (John Magaro) e um imigrante chinês (Orion Lee) formam uma forte amizade e começam a ter sucesso vendendo bolos. Mas a longevidade do empreendimento depende da única vaca leiteira do local, que pertence a um rico proprietário de terras. Exibido na competição do Festival de Berlim, é o mais recente longa da americana Kelly Reichardt, diretora de filmes como O Atalho (2010) e Certas Mulheres (2016). Assista à uma cena de First Cow.


“Pray Away”
[EUA, 2021]
Disponível na Netflix

Em seu primeiro longa-metragem, a diretora americana Kristine Stolakis aborda as chamadas “terapias de conversão”, métodos amplamente condenados pela comunidade médica internacional que buscam mudar a orientação sexual de pessoas LGBT. No filme, a cineasta entrevista principalmente ex-líderes dos movimentos e organizações religiosas que ajudaram a espalhar a prática pelos Estados Unidos.


“Torre”
[Brasil, 2017]
Disponível no Vimeo

Este curta-metragem documental da diretora brasileira Nádia Mangolini usa a animação para mostrar o impacto da ditadura militar em uma família. O filme reúne relatos e lembranças de quatro irmãos – Isabel, Gregório, Virgílio e Vlademir -, filhos de Virgílio Gomes da Silva, considerado o primeiro desaparecido político do regime militar. Veja mais dicas de filmes dirigidos por mulheres sobre a ditadura.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Top