“Carne” e “Umbrella”: Veja curtas de diretoras brasileiras qualificados ao Oscar

Dois curtas brasileiros dirigidos por mulheres e qualificados para concorrer ao Oscar 2021 podem ser vistos gratuitamente na internet. São eles Carne, de Camila Kater, e Umbrella, de Helena Hilario e Mario Pece.

Entrevista: “Sempre haverá um jeito de fazer cinema”, diz Sandra Kogut
Leia também: 10 filmes com mulheres na direção de fotografia para ver online
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

Carne é um documentário animado com duração de 12 minutos no qual cinco mulheres (uma delas a diretora Helena Ignez) compartilham relatos sobre sua relação com o próprio corpo. As diferentes fases da vida são representadas em cinco segmentos, intitulados Crua, Mal Passada, Ao Ponto, Passada e Bem Passada. O filme pode ser visto no New York Times Op-Docs, plataforma gratuita do jornal americano New York Times.

Umbrella conta a história de Joseph, um menino que vive em um orfanato e, por cause de uma memória afetiva, sonha em ter um guarda-chuva amarelo. Inspirada em uma situação vivenciada pela irmã da diretora, a animação tem pouco menos de oito minutos e pode ser vista no YouTube até o dia 31 de janeiro.

Para poder concorrer ao Oscar, um curta-metragem deve atender a determinados critérios técnicos e a pelo menos um destes requisitos: ter sido exibido comercialmente em um cinema de Los Angeles ou Nova York; ter recebido um prêmio competitivo em festivais selecionados pela Academia; ou ter ganho medalha de ouro, prata ou bronze na competição de curtas estudantis da própria organização.

Top