Cinco filmes dirigidos por mulheres avançam na competição da Mostra

Cinco filmes dirigidos por mulheres estão entre os 15 títulos que continuam na disputa pelo Troféu Bandeira Paulista, o principal prêmio da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), neste ano a Mostra está sendo realizada online.

Entrevista: Joyce Prado fala sobre Chico Rei Entre Nós, finalista da Mostra
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Na Mostra competem apenas filmes que sejam o primeiro ou o segundo longa-metragem dos cineastas. Os finalistas foram escolhidos pelo público e agora serão avaliados pelo júri formado pela montadora Cristina Amaral, a produtora Sara Silveira e o diretor Felipe Hirsch. Os ganhadores serão anunciados em 4 de novembro.

Conheça os filmes dirigidos por mulheres que estão entre os finalistas:

*

“Al-Shafaq – Quando o Céu se Divide”
[Al-Shafaq – When Heaven Divides, Suíça, 2020]

A família Kara é da Turquia, mas vive há muitos anos na Suíça. Os dois filhos mais velhos se adaptam bem às duas culturas, mas Burak, o caçula, sente que não pertence a lugar algum. Quando Burak começa a estudar o Alcorão, os pais, Emine e Abdullah, sentem orgulho e não notam seus ideias extremistas. Mas, um dia, ele foge para lutar na guerra santa e Abdullah tem de sair em busca do filho. Direção de Esen Isik.


“Casulo”
[Kokon, Alemanha, 2020]

Nora é uma garota de 14 anos que tenta se encaixar nos padrões e na turma da irmã mais velha. Tudo muda em um determinado verão, quando Nora conhece e se apaixona por Romy. Ela também tem sua primeira menstruação, aprende a se defender e sofre por amor. Pelos olhos da protagonista, o filme da diretora Leonie Krippendorff mostra um momento de mudanças extremas. Exibido no Festival de Berlim.


“Chico Rei entre Nós”
[Brasil, 2020]

Chico Rei foi um rei congolês escravizado que lutou pela liberdade – a sua e a de seu povo – durante o Ciclo do Ouro em Minas Gerais. A história desse personagem é o ponto de partida para que o filme explore os diversos ecos da escravidão brasileira na vida dos negros hoje, entendendo seu movimento de autoafirmação e liberdade a partir de uma perspectiva coletiva. Dirigido por Joyce Prado. Leia a entrevista com ela.


“O Livro dos Prazeres”
[Brasil/Argentina, 2020]

A diretora Marcela Lordy faz uma livre adaptação de Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, obra escrita por Clarice Lispector (1920-1977). Na trama, Lóri é uma mulher solitária e melancólica que um dia conhece o argentino Ulisses, um renomado, egocêntrico e provocador professor de filosofia. É com ele que Lóri aprenderá a amar e a enfrentar sua própria solidão. O Mulher no Cinema divulgou o cartaz do filme aqui.


“Mar de Dentro”
[Brasil, 2020]

Manuela é uma profissional de sucesso que tem de lidar com a transformação de seu corpo e de seu cotidiano ao descobrir que está grávida. Apesar de nunca ter contemplado a maternidade, e em meio a muitos desafios, quando o bebê nasce ela precisa aprender a ser mãe. Dirigido por Dainara Toffoli.

Top