Mulheres representam 45% dos artistas convidados a entrar para a Academia em 2020

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela entrega do Oscar, convidou mais 819 artistas e executivos para fazer parte do grupo. Deste total, 45% são mulheres, 36% são de minorias étnicas/raciais e 49% são de 68 países que não os Estados Unidos. Uma destas artistas é a montadora brasileira Cristina Amaral, que foi convidada a entrar para a Academia pelos profissionais da área de documentário. 

Saiba mais: Filmes terão que cumprir critério de inclusão para concorrer ao Oscar
Leia também: Conselho da Academia terá recorde de mulheres e não brancos

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

A Academia tem buscado diversificar seus membros desde 2016, quando, pelo segundo ano consecutivo, nenhum ator ou atriz negra recebeu indicações ao prêmio. Nas redes sociais, usuários passaram a usar a hashtag #OscarsSoWhite, enquanto alguns artistas boicotaram a cerimônia.

Em resposta, a Academia prometeu dobrar o número de mulheres e de pessoas não brancas entre seus membros até 2020. Em comunicado divulgado nesta terça-feira (30), o grupo disse ter conseguido superar ambas as metas: o número de mulheres passou de 1.446 em 2015 para 3.179 em 2020 e o de pessoas não brancas passou de 554 para 1.787. A presença de artistas de fora dos Estados Unidos também subiu bastante, de 747 para 2.107.

Além de Cristina Amaral, outros cinco brasileiros foram convidados a entrar para a Academia: a diretora Julia Bacha, a produtora Mariana Oliva, o produtor Tiago Pavan e os diretores Otto Guerra e Vincent Carelli.

A lista de convidadas deste ano também inclui as atrizes Yalitza Aparicio, Niecy Nash, Cynthia Erivo, Awkwafina, Zendaya Coleman, Ana de Armas, Constance Wu, Florence Pugh, Thomasin McKenzie, Kaitlyn Dever, Beanie Feldstein, Zazie Beetz, Adèle Haenel e Zhao Tao; as diretoras de fotografia Nicola Daley e Polly Morgan; as diretoras Kat Candler, Cristina Comencini, Mati Diop, Bette Gordon, Victoria Mahoney, Samira Makhmalbaf e Lulu Wang; as montadoras Catherine Apple e Kelly Matsumoto, entre outras.

Há algumas semanas a Academia tinha anunciado um novo plano de cinco anos para tentar ter mais diversidade entre os filmes e artistas indicados. O ponto central deste plano é a criação de “padrões de representatividade e inclusão” que os filmes terão de cumprir para poder concorrer ao Oscar.

Estes critérios serão anunciados até 31 de julho e não valerão para os filmes que buscam concorrer à edição de 2021 do prêmio, que foi adiada para 25 de abril por causa da pandemia do novo coronavírus.

Vale lembrar, também, que em junho foram realizadas as eleições anuais de parte do conselho diretor da Academia, que agora terá número recorde de mulheres (26) e pessoas não brancas (12) entre seus 52 membros. Uma das artistas eleitas pelo conselho foi a cineasta Ava DuVernay.


Foto: Cristina Amaral em 2017, fotografada por Laura Del Rey para a Mostra de Cinema de Ouro Preto

Top