5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em setembro

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go, Now, Telecine, Belas à La Carte, Google Play, iTunes e YouTube, entre outras.

Leia também: 10 filmes com mulheres na direção de fotografia para ver online
Apoie: 
Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.

Veja o que assistir no streaming em setembro:


“High Life”
[França/Reino Unido/Alemanha/Polônia/EUA, 2018]
Disponível no Apple TV, Google Play, Now e Vivo Play

Esta ficção científica é o primeiro filme em língua inglesa da diretora francesa Claire Denis. O longa acompanha uma missão espacial que busca coletar informações sobre o buraco negro mais próximo da Terra. A tripulação, porém, não é formada por astronautas comuns, mas, sim, por criminosos condenados à pena de morte que aceitaram trocar suas sentenças pela missão. Com Robert Pattinson e Juliette Binoche.


“A Juíza”
[RBG, EUA, 2018]
Disponível no Google Play, NowSky Play, TelecineVivo Play

Indicado ao Oscar de documentário, narra a trajetória da juíza Ruth Bader Ginsburg, importante nome da luta por igualdade de gênero nos Estados Unidos. Segunda das quatro mulheres que chegaram à Suprema Corte, ela hoje é um fenômeno de popularidade. O filme tem várias  várias mulheres na equipe, incluindo a diretora de fotografia Claudia Raschke e as diretoras Julie Cohen e Betsy West (leia a entrevista com ela).


“Longe Dela”
[Away From Her, Canada/Reino Unido/EUA, 2006]
Disponível no Belas à La Carte

Adaptação de um conto da escritora canadense Alice Munro, Longe Dela marca a estreia da atriz Sarah Polley na direção de longa-metragem. Julie Christie interpreta Fiona, uma mulher diagnosticada com Alzheimer. Após 50 anos de casamento, ela deixa o convívio com o marido, Grant (Gordon Pinsent), para viver em uma clínica. Indicado ao Oscar de atriz (Christie) e roteiro adaptado (Polley).


“Sinfonia da Necrópole”
[Brasil, 2014]

Disponível na Apple TV, Google Play,  Netflix e Spamflix

Escrito e dirigido por Juliana Rojas, este misto de musical, terror, fantasia e comédia romântica se passa em um cemitério de São Paulo. Diante da falta de espaço para novos enterros, a administração device fazer um levantamento dos túmulos abandonados. A tarefa fica a cargo de Deodato (Eduardo Gomes), um coveiro novato que tem grande dificuldade em lidar com mortos, e Jaqueline (Luciana Paes), funcionária da funerária.


“Travessia”
[Brasil, 2017]
Disponível no Vimeo

Exibido no Festival de Roterdã, o curta-metragem documental de Safira Moreira reflete sobre as memórias fotográficas das famílias negras brasileiras – e também sobre a ausência destas memórias. O poema “Vozes Mulheres”, de Conceição Evaristo, é parte do filme, que foi recomendado pela diretora Fernanda Pessoa nesta reportagem do Mulher no Cinema sobre documentários brasileiros.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Top