5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em outubro

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Now, Telecine, Belas à La Carte, Supo Mungam Plus, Globoplay, Reserva Imovision, entre outras.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.

Abaixo, veja o que assistir no streaming em outubro. Consulte, também, esta thread no Twitter só com filmes dirigidos ou estrelados por mulheres para ver este mês – online e de graça.

*

“Mise en Scène: A Artesania do Artista”
[Brasil, 2020]
Disponível na Globoplay

A partir da obra do escritor Rainer Maria Rilke (1875-1926), o documentário entrevista artistas como Camila Pitanga, Cássia Kiss, Dira Paes, Marco Nanini, Maurício Flórez e Zezé Motta para saber mais sobre sua relação com a arte e seu processo na hora de atuar. Os entrevistados falam, também, sobre temas como infância, política e morte. Dirigido por Manuh Fontes, foi exibido no Festival de Toronto.


“Nomadland”
[EUA, 2020]
Disponível no Telecine

Fern é uma mulher viúva de 60 e poucos anos que, em meio à recessão, deixa sua cidade e passa a viver em uma van, trabalhando e viajando pelo oeste dos Estados Unidos. O longa ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza e também três Oscars: melhor atriz para Frances McDormand, melhor filme e melhor direção para Chloé Zhao, na segunda vez na história que uma mulher venceu nesta categoria.


“As Praias de Agnès”
[Les plages d’Agnès, França, 2008]
Disponível na MUBI e no Reserva Imovision

Uma autobiografia feita por Agnès Varda (1928-2019) no momento em que ela completava 80 anos. A diretora conta sua história e explora suas memórias usando uma variedade de materiais, incluindo fotografias, cenas de filmes, entrevistas e encenações. Premiado como melhor documentário no César. Conheça outros filmes fundamentais da cineasta.


“Sementes: Mulheres Pretas no Poder”
[Brasil, 2020]
Disponível na Globoplay e no Now 

O documentário de Éthel Oliveira e Júlia Mariano acompanha a campanha de seis das 4.398 mulheres negras que se candidataram a cargos legislativos em 2018: Jaqueline de Jesus, Mônica Francisco, Renata Souza, Rose Cipriano, Tainá de Paula e Talíria Petrone. Com plataformas diferentes, as candidatas têm em comum o fato de se sentirem conectadas ao legado de Marielle Franco (1979-2018). Leia a entrevista com as diretoras.


“The Souvenir”
[Reino Unido/EUA, 2019]
Disponível na Netflix, iTunesGooglePlay

Ambientado no início dos anos 1980, conta a história de Julie (Honor Swinton Byrne), uma jovem estudante de cinema que inicia um relacionamento tóxico com um homem pouco confiável. Eleito pela revista britânica Sight & Sound como o melhor filme de 2019, The Souvenir é livremente inspirado na vida da diretora e roteirista Joanna Hogg. O longa ganhou uma continuação, exibida no Festival de Cannes.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Top