Dirigido por Chloé Zhao, o drama Nomadland foi o grande vencedor da edição deste ano do Festival de Veneza, encerrada neste sábado (12). Esta é a quinta vez que um filme dirigido por uma mulher ganha o Leão de Ouro nos 77 anos do festival, e a primeira desde 2010.
Saiba mais: Veja os principais prêmios conquistados por mulheres no Festival de Veneza
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
Em Nomadland, Frances McDormand interpreta uma viúva que, em meio à recessão, decide deixar sua cidade e partir em uma viagem pelo oeste dos Estados Unidos. O longa é baseado no livro Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century, de Jessica Bruder, e é considerado um forte candidato ao Oscar.
Zhao, que nasceu e foi criada na China, mas fez sua carreira nos Estados Unidos, é conhecida principalmente por Domando o Destino (2017). Ela também dirigiu Os Eternos, cuja estreia está prevista para 2021.
Além de Nomadland, estes são os filmes dirigidos por mulheres que ganharam o Leão de Ouro: Os Anos de Chumbo, de Margarethe von Trotta (em 1981); Os Renegados, de Agnés Varda (1985); Um Casamento à Indiana, de Mira Nair (2001); e Um Lugar Qualquer, de Sofia Coppola (2010).
O Festival de Veneza, cujo júri foi presidido por Cate Blanchett, escolheu Vanessa Kirby como melhor atriz por Pieces of a Woman. Na mostra Horizontes, Listen, de Ana Rocha de Souza, ganhou o prêmio do júri, e Khansa Batma foi eleita melhor atriz por Zanka Contact.