5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go, Now, Telecine, Mubi, Belas à La Carte, Supo Mungam Plus, Globoplay, iTunes e YouTube, entre outras.

Streaming: 4 filmes para conhecer atrizes e diretoras de origem chinesa
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.

Abaixo, veja o que assistir no streaming em junho. Consulte, também, esta thread no Twitter só com filmes dirigidos ou estrelados por mulheres para ver este mês – online e de graça.

*

“Adoráveis Mulheres”
[Little Women, EUA, 2019]

Disponível na HBO Go, Google PlayiTunes 

A diretora e roteirista Greta Gerwig leva às telas a sua versão do clássico livro de Louisa May Alcott (1832-1888) sobre as irmãs Amy, Jo, Beth e Meg. Indicado a seis Oscar, incluindo melhor filme, o longa tem Saoirse Ronan, Meryl Streep, Laura Dern, Emma Watson, Florence Pugh e Eliza Scanlen no elenco. Leia a crítica


“Domando o Destino”
[The Rider, EUA, 2017]
Disponível no Telecine

Ganhadora do Oscar de direção por Nomadland, Chloé Zhao viu sua carreira deslanchar com o longa-metragem anterior, Domando o Destino, que foi exibido em festivais como Cannes, Sundance e Toronto. Neste filme, a diretora conta a história de um jovem cowboy que, após sofrer um acidente quase fatal, tem de abandonar os rodeios e buscar um novo propósito e uma nova identidade. Veja mais dicas de filmes dirigidos ou protagonizados por mulheres de origem chinesa para ver no streaming.


“Minha Fortaleza, Os Filhos de Fulano”
[Brasil, 2019]
Disponível na Globoplay

Este documentário aborda a realidade de três famílias que vivem na Vila Flávia, no bairro paulistano de São Mateus, e que foram profundamente afetadas pela ausência da figura paterna. Ao contar estas histórias, o filme aborda, por exemplo, a idealização das mães solo pelos filhos e as consequência de serem associadas a uma imagem de força e luta constante. Dirigido pela cineasta Tatiana Lohmann.


“O Piano”
[The Piano, Nova Zelândia/Austrália/França/EUA, 1993]
Disponível no Supo Mungam Plus

A obra-prima de Jane Campion é o único longa dirigido por mulher a ganhar a Palma de Ouro em Cannes e também liderou a votação de 100 melhores filmes dirigidos por mulheres de todos os tempos, promovida pela BBC em 2019. Holly Hunter interpreta Ada McGrath, uma mulher muda enviada à Nova Zelândia do século 19 para um casamento arranjado. Junto com ela viajam sua filha e seu bem mais precioso: um piano.


“Professor Polvo”
[My Octopus Teacher, África do Sul, 2020]
Disponível na Netflix

Vivendo um momento de crise, o cineasta Craig Foster começa a fazer mergulhos regulares na região de False Bay, na África do Sul. Observando a vida animal em uma floresta subaquática, ele fica completamente fascinado por um polvo, com quem desenvolve uma inusitada amizade. Dirigido por Pippa Ehrlich em parceria com James Reed, o longa foi premiado com o Oscar de melhor documentário.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Top