Leia o discurso de Chloé Zhao no Oscar 2021 – na íntegra e em português

A chinesa Chloé Zhao tornou-se a segunda mulher – e a primeira mulher não branca – a ganhar o Oscar de direção, entregue neste domingo (25). Zhao foi reconhecida por Nomadland, que também ganhou como melhor filme, na segunda vez que um longa de uma diretora venceu o principal troféu da Academia.

Chloé Zhao: Saiba como assistir aos filmes da diretora no streaming
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Nomadland é baseado em um livro de não ficção no qual Jessica Bruder conta histórias de nômades americanos modernos: pessoas que, em meio à recessão, passam a viver em vans e a viajar pelo país conforme encontram trabalhos temporários. Adaptando a obra para o cinema, Zhao incluiu uma personagem fictícia, Fern, interpretada por Frances McDormand, que foi premiada como melhor atriz.

Abaixo, assista ao discurso de Zhao no Oscar e leia a tradução em português:

*

“Obrigada à Academia, obrigada aos meus brilhantes companheiros de indicação.

A toda a minha equipe de Nomadland: que jornada louca e única nós fizemos juntos. Muito obrigada, sou tão grata a vocês.

Recentemente tenho pensado muito sobre o que me faz seguir em frente quando as coisas estão difíceis. E acho que está ligado a algo que aprendi quando era criança. Crescendo na China, meu pai e eu costumávamos brincar de memorizar poemas e textos clássicos chineses. Recitávamos juntos e tentávamos finalizar a frase do outro.

Me lembro com muito carinho de um destes textos, chamado Three Character Classic. O primeiro verso diz: ‘人之初 性本善’ [que significa] ‘Ao nascer, as pessoas são inerentemente boas’. Essas seis letras tiveram um impacto muito grande em mim quando era criança, e continuo acreditando nelas.

Às vezes o oposto parece ser verdade mas sempre encontrei bondade nas pessoas que conheci, em todos os lugares do mundo a que fui. Então este prêmio é para qualquer pessoa que tem fé e coragem para se agarrar à bondade dentro delas e à bondade dos outros, mesmo quando é muito difícil fazer isso. Esse prêmio é para vocês. Vocês me inspiram a seguir em frente. Obrigada.”

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar:
+ Nomadland é segundo filme dirigido por mulher a ganhar Oscar
+ Frances McDormand faz história como atriz e produtora
Youn Yuh-jung é segunda atriz asiática a ganhar o Oscar

Mia Neal e Jamika Wilson ganham Oscar de cabelo e maquiagem

Veja os longas dirigidos por mulheres que já disputaram melhor filme
Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Saiba mais sobre as mulheres no Oscar de filme internacional

Top