A chinesa Chloé Zhao tornou-se a segunda mulher – e a primeira mulher não branca – a ganhar o Oscar de direção, entregue neste domingo (25). Zhao foi reconhecida por Nomadland, que também ganhou como melhor filme, na segunda vez que um longa de uma diretora venceu o principal troféu da Academia.
Chloé Zhao: Saiba como assistir aos filmes da diretora no streaming
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Nomadland é baseado em um livro de não ficção no qual Jessica Bruder conta histórias de nômades americanos modernos: pessoas que, em meio à recessão, passam a viver em vans e a viajar pelo país conforme encontram trabalhos temporários. Adaptando a obra para o cinema, Zhao incluiu uma personagem fictícia, Fern, interpretada por Frances McDormand, que foi premiada como melhor atriz.
Abaixo, assista ao discurso de Zhao no Oscar e leia a tradução em português:
“I have always found goodness in the people I met everywhere I went in the world. So this is for anyone who has the faith and the courage to hold onto the goodness and themselves, and…in each other.”
Watch Chloé Zhao’s Best Director acceptance speech: https://t.co/sdgeoBK7lX pic.twitter.com/Q7oQYJgjh5
— ABC News (@ABC) April 26, 2021
*
“Obrigada à Academia, obrigada aos meus brilhantes companheiros de indicação.
A toda a minha equipe de Nomadland: que jornada louca e única nós fizemos juntos. Muito obrigada, sou tão grata a vocês.
Recentemente tenho pensado muito sobre o que me faz seguir em frente quando as coisas estão difíceis. E acho que está ligado a algo que aprendi quando era criança. Crescendo na China, meu pai e eu costumávamos brincar de memorizar poemas e textos clássicos chineses. Recitávamos juntos e tentávamos finalizar a frase do outro.
Me lembro com muito carinho de um destes textos, chamado Three Character Classic. O primeiro verso diz: ‘人之初 性本善’ [que significa] ‘Ao nascer, as pessoas são inerentemente boas’. Essas seis letras tiveram um impacto muito grande em mim quando era criança, e continuo acreditando nelas.
Às vezes o oposto parece ser verdade mas sempre encontrei bondade nas pessoas que conheci, em todos os lugares do mundo a que fui. Então este prêmio é para qualquer pessoa que tem fé e coragem para se agarrar à bondade dentro delas e à bondade dos outros, mesmo quando é muito difícil fazer isso. Esse prêmio é para vocês. Vocês me inspiram a seguir em frente. Obrigada.”
*
Tudo sobre as mulheres no Oscar:
+ Nomadland é segundo filme dirigido por mulher a ganhar Oscar
+ Frances McDormand faz história como atriz e produtora
+ Youn Yuh-jung é segunda atriz asiática a ganhar o Oscar
+ Mia Neal e Jamika Wilson ganham Oscar de cabelo e maquiagem
+ Veja os longas dirigidos por mulheres que já disputaram melhor filme
+ Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
+ Saiba mais sobre as mulheres no Oscar de filme internacional