5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em abril

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Now, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros, para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação não esteja mais no catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja as recomendações para ver no mês de abril:

*

“Como Cuidar de um Bebê Elefante”
[The Elephant Whisperers, Índia, 2022]

Disponível na Netflix

A história de Bomman e Bellie, um casal que vive no sul da Índia e cuida de bebês elefantes órfãos como se fossem seus filhos. Dirigido por Kartiki Gonsalves, ganhou o Oscar de melhor curta-metragem de documentário.


“Feminino Plural”
[Brasil, 1976]

Disponível na Itaú Cultural Play

Um grupo de mulheres dirigindo motocicletas segue pela Via Dutra, no Rio de Janeiro, rumo à Baixada Fluminense. A partir daí, diferentes situações se desenvolvem em um filme experimental que é considerado um dos primeiros longas feministas do cinema brasileiro. Dirigido por Vera de Figueiredo. Leia a entrevista com ela.


“Minha Vida Sem Mim”
[My Life Without Me, Espanha/Canadá, 2003]
Disponível na FILMICCA

Anna é uma mulher casada e mãe de duas filhas que descobre estar com câncer terminal. Sem contar para ninguém sobre a doença, ela cria uma lista de coisas para fazer antes de morrer, inclusive viver uma paixão. Dirigido por Isabel Coixet e protagonizado por Sarah Polley, ganhadora do Oscar de roteiro por Entre Mulheres.


“One Way or Another”
[De Cierta Manera, Cuba, 1977]

Disponível na MUBI

O bairro de Miraflores, em Havana, serve de cenário para o encontro entre o operário Mario e a professora Yolanda. A partir do romance destes dois personagens, a diretora Sara Gómez (1942-1974) discute diferentes perspectivas e valores presentes na sociedade cubana pós-revolução. Leia a crítica do filme.


“Rye Lane: Um Amor Inesperado”
[Rye Lane, Reino Unido, 2023]

Disponível no Star+

Dom (David Jonsson) e Yas (Vivian Oparah) são dois jovens que terminaram relacionamentos amorosos há poucos meses. Depois de se conhecerem em uma galeria de arte, os dois conversam enquanto caminham juntos pelas ruas da região sul de Londres. Dirigido por Raine Allen-Miller.

Top