Sarah Polley vence o Oscar de melhor roteiro adaptado por “Entre Mulheres”

A roteirista, diretora, produtora e atriz Sarah Polley ganhou seu primeiro Oscar neste domingo (12): ela recebeu o prêmio de melhor roteiro original por Entre Mulheres, seu quarto longa-metragem como diretora.

Crítica: Entre Mulheres discute complexidade do mundo pós-MeToo
Oscar 2023: Veja todas as mulheres premiadas na edição deste ano
Leia também: Michelle Yeoh é primeira asiática a ganhar Oscar de melhor atriz
Saiba mais: Ruth E. Carter é primeira mulher negra a ganhar mais de um Oscar
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

“Gostaria de agradecer à Academia por não ter se ofendido mortalmente ao ver as palavras ‘mulheres’ e ‘conversando’ tão perto uma da outra”, afirmou Polley ao agradecer o prêmio, fazendo referência ao título original da produção, Women Talking. Único dos dez indicados a melhor filme com direção de uma mulher, o longa é uma adaptação do romance de Miriam Toews sobre mulheres de uma colônia menonita que são abusadas sexualmente pelos homens que vivem com elas. Sozinhas na colônia por dois dias, elas têm de decidir entre três opções: ficar e não fazer nada, ficar e lutar ou fugir.

“Miriam Toews escreveu um romance essencial sobre um ato radical de democracia, no qual pessoas que não concordam sobre absolutamente tudo conseguem encontrar um caminho para seguir em frente juntas. Elas fazem isso não apenas falando, mas também ouvindo”, disse Polley. 

Ela citou a última fala de seu roteiro, na qual uma jovem mulher diz a um bebê: “sua história será diferente da nossa”. “É uma promessa, um compromisso e uma âncora, e é o que eu gostaria de dizer para minhas três incríveis filhas, Eve, Isla e Amy, conforme percorrem este mundo complicado e lindo.”

Este é o segundo ano consecutivo em que uma mulher vence na categoria, depois de Sian Heder ter recebido o prêmio em 2022 por No Ritmo do Coração. No entanto, as vitórias de roteiristas mulheres são raras: em 95 anos de Oscar, apenas nove filmes escritos ou coescritos por mulheres levaram o troféu de roteiro adaptado.

Além de Entre Mulheres e No Ritmo do Coração, foram premiados As Quatro Irmãs (1933), de Sarah Y. Mason e Victor Heerman; Rosa de Esperança (1942), de Claudine West, George Froeschel, James Hilton e Arthur Wimperis; Uma Janela para o Amor (1985) e Retorno a Howards End (1992), de Ruth Prawer Jhabvala; Razão e Sensibilidade (1995), de Emma Thompson; O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), de Fran Walsh, Philippa Boyens e Peter Jackson; e Brokeback Mountain (2005), de Diana Ossana e Larry McMurtry.


Foto: Jeff Kravitz/FilmMagic

Top