Michelle Yeoh é primeira mulher asiática a ganhar Oscar de melhor atriz

Michelle Yeoh entrou para a história do Oscar: neste domingo (12), a protagonista de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que nasceu na Malásia, tornou-se a primeira mulher asiática a vencer na categoria melhor atriz.

Yeoh também é a primeira mulher não branca a ganhar o prêmio desde 2002, quando Halle Berry foi reconhecida pelo trabalho em A Última Ceia, na primeira e até agora única vitória de uma mulher negra na categoria. Berry foi quem entregou o prêmio a Yeoh e estava visivelmente emocionada ao abraçá-la.

Oscar 2023: Veja todas as mulheres premiadas na edição deste ano
Saiba mais: Ruth E. Carter é primeira mulher negra a ganhar mais de um Oscar
Leia também: Sarah Polley vence Oscar de roteiro adaptado por Entre Mulheres
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

“Para todos os meninos e meninas que se parecem comigo e estão me assistindo agora, esse prêmio é um farol de esperança e possibilidades. Sonhem alto, porque sonhos se realizam”, afirmou Yeoh, em seu discurso de agradecimento. “E às mulheres: nunca deixem ninguém dizer que sua melhor fase já passou. Nunca desistam”, completou a atriz, que tem 60 anos de idade e 40 de carreira. 

Yeoh começou a ter destaque como atriz na década de 1990, primeiro em filmes de ação realizados em Hong Kong e, depois, em produções internacionais como 007 – O Amanhã Nunca Morre (1997) e O Tigre e o Dragão (2000). Por este último, dirigido por Ang Lee, recebeu uma indicação ao BAFTA, o Oscar do cinema britânico.

Além de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, outro sucesso recente de Yeoh em Hollywood fora Podres de Ricos (2018), de Jon M. Chu, a primeira produção centrada em atores de origem asiática a ser lançada por um grande estúdio americano em 25 anos, desde O Clube da Felicidade e da Sorte (1993).

Além do prêmio de Yeoh, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo também levou o Oscar melhor filme, direção (Daniel Kwan e Daniel Scheinert), roteiro (novamente Kwan e Scheinert), atriz coadjuvante (Jamie Lee Curtis), ator coadjuvante (Ke Huy Quan) e edição (Paul Rogers).


Foto: Mike Coppola/Getty Images

Top