Alice Munro nas telas: conheça os filmes baseados na obra da escritora canadense

“Mestre do conto contemporâneo”: foi assim que a Academia Suíça definiu a escritora canadense Alice Munro quando ela ganhou o prêmio Nobel de Literatura em 2013.

Décima terceira mulher da história a receber o troféu, Munro nasceu em 1931 e firmou-se como uma das mais importantes autoras em língua inglesa. Em sua carreira, publicou 14 coleções de contos – de Dance of the Happy Shades (1968), o primeiro livro, a Vida Querida (2012). 

Tão complexos e profundos quanto romances, seus contos costumam ser ambientados em pequenas cidades do Canadá e, em geral, acompanham mulheres comuns em momentos extraordinários, histórias pessoais nas quais um evento cotidiano pode se tornar definitivo. 

As histórias da escritora também já foram levadas às telas por cineastas como Sarah Polley, Liza Johnson e Pedro Almodóvar. Conheça as adaptações da obra de Alice Munro para o cinema e a TV:

Imagem de “Julieta”, filme de Pedro Almodóvar inspirado na obra de Alice Munro

The Ottawa Valley – Canadá, 1974
Munro chegou à telas pela primeira vez neste programa de televisão de 30 minutos exibido pela rede canadense CBC. Trata-se da adaptação do conto homônimo publicado no livro Something I’ve Been Meaning to Tell You (1974), no qual uma mulher relembra uma viagem  ao lugar onde a mãe nasceu: o vale do rio Ottawa, em Ontario. O programa teve roteiro de Anna Reiser e direção de Janine Manatis. No elenco, Karen Austin e Madeleine Sherwood.

Boys and Girls – Canadá, 1983
Este curta ganhador do Oscar é baseado no conto homônimo que integra o livro Dance of the Happy Shades (1968). Conta a história de Margaret, menina criada em uma fazenda de raposas que, embora queira se dedicar aos trabalhos rurais, tem de aceitar tarefas domésticas. Megan Follows protagoniza o curta, escrito por Joe Wisenfeld e dirigido por Don McBrearty.

Lives of Girls and Women – Canadá, 1994
Por reunir histórias sobre uma mesma personagem, Lives of Girls and Women (1971) às vezes é chamado de único romance de Alice Munro. Mas a estrutura ainda é de contos. Nesta versão, um telefilme exibido pela rede CBC, Tanya Allen interpreta Del Jordan, uma garota crescendo em uma pequena cidade de Ontario. O roteiro é de Charles K. Pitts e Kelly Rebar, e a direção, de Ronald Wilson.

Edge of Madness – Canadá/EUA, 2002
Suspense baseado em “Uma Estação no Deserto”, parte da coletânea Falsos Segredos (1994). No conto, Annie confessa ter assassinado o marido, com quem se uniu após um casamento arranjado. As autoridades, porém, não acreditam que ela tenha cometido o crime. Caroline Dhavernas, Brendan Fehr e Jonas Chernick estão no elenco do filme dirigido por Anne Wheeler, que divide o roteiro com Charles K. Pitts.

Cena do filme “Longe Dela”, de Sarah Polley, baseado na obra de Alice Munro

Longe Dela – Canada/Reino Unido/EUA, 2006
Indicado a dois Oscar, marca a estreia na direção da atriz Sarah Polley, que também assina o roteiro. Julie Christie interpreta Fiona, uma mulher que, após 50 anos de casamento, deixa o convívio com o marido para viver em uma clínica para pacientes de Alzheimer. Baseado no conto “O Urso Atravessou a Montanha”, parte do livro Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento, lançado em 2011. 

Canaan – Irã, 2008
“Coluna e Viga”, outro conto de Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento, inspirou este filme de Mani Haghighi, também autor do roteiro (em parceria com Ashgar Farhadi). O filme altera nomes de personagens e detalhes da história, retratando a vida de Mina (Taraneh Alidoosti), uma mulher que está prestes a se divorciar quando recebe a visita inesperada da irmã.

Amores Inversos – EUA, 2013
Adaptação do conto que dá nome ao livro Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento. Kirsten Wiig e Hailee Steinfield estrelam o filme sobre uma adolescente que, junto à melhor amiga, envia falsas cartas de seu pai para sua babá, fazendo-a acreditar que os dois têm um relacionamento. A direção é de Liza Johnson e o roteiro, de Mark Poirier, 

Julieta – Espanha, 2016
Pedro Almodóvar se inspirou livremente em três contos do livro Fugitiva (2004): “Ocasião”, “Daqui a Pouco” e “Silêncio”. As histórias mostram momentos diferentes da vida de uma mulher que tem relacionamento distante com a filha. Exibido na competição do Festival de Cannes.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Foto do topo: Neil Graham

One thought on “Alice Munro nas telas: conheça os filmes baseados na obra da escritora canadense

Deixe um comentário

Top