Estreias da semana: as mulheres que entram em cartaz

Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Como alguns filmes não estreiam em todas as praças, é importante que o leitor consulte a programação de sua cidade. O Mulher no Cinema também recomenda que o público se informe sobre os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19) adotados por cada sala de cinema.

Veja as estreias desta quinta-feira, 25 de novembro.

*

“Casa Gucci”
[House of Gucci, Canadá/EUA, 2021]

Inspirado na história real do império familiar por trás da marca italiana de moda, o filme narra três décadas de uma trajetória que envolve amor, traição, vingança e assassinato. Lady Gaga encabeça o elenco no papel de Patrizia Reggiani e a direção é de Ridley Scott. O roteiro de Becky Johnston e Roberto Bentivegna é uma adaptação do romance de Sara Gay Forden, lançado no Brasil.


“Encanto”
[EUA, 2021]

A família Madrigal vive escondida em uma casa mágica nas montanhas da Colômbia, um lugar conhecido como Encanto. Todos os meninos e meninas da família têm algum tipo de poder especial, menos Mirabel. No entanto, quando o perigo se aproxima do Encanto, Maribel pode ser a única esperança. A animação tem roteiro e direção de Charise Castro Smith, em parceria com Jared Bush e Byron Howard.


“Imperdoável”
[The Unforgivable, EUA/Reino Unido/Alemanha, 2021]

Após cumprir pena de prisão por um crime violento, Ruth Slater é libertada e volta a conviver em uma sociedade que se recusa a perdoá-la. Estrelado por Sandra Bullock e dirigido por Nora Fingscheidt, o filme foi escrito por Hillary Seitz e Courtenay Miles, em parceria com Peter Craig.


“Madre”
[Madre, Espanha/França, 2019]

Elena mora em uma praia francesa onde, dez anos antes, seu filho desapareceu. Um dia, ela conhece um adolescente que se parece muito com o seu filho e os dois estabelecem um estranha relação. Estrelado por Marta Nieto, o filme foi escrito por Isabel Peña em parceria com o diretor Rodrigo Sorogoyen.


“Meu Querido Supermercado”
[Brasil, 2019]

Enquanto executam atividades extremamente repetitivas, os funcionários de um supermercado encontram espaço para expressar suas dúvidas, afetos, medos e sonhos improváveis à diretora Tali Yankelevich. Exibido no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã e no Visions du Réel, na Suíça.


“O Novelo”
[Brasil, 2021]

A roteirista Nanna de Castro adaptou para o cinema o texto de sua peça sobre cinco irmãos que, na infância, foram abandonados pelo pai e tiveram de lidar com a morte precoce da mãe. Muitos anos depois, já adultos, os cinco se reúnem-se um hospital para descobrir se um homem em coma é o pai deles. Dirigido por Claudia Pinheiro, ganhou o prêmio do público no Festival de Gramado. Leia a entrevista com a diretora e a roteirista.


“A Sogra Perfeita”
[Brasil, 2020]

Divorciada e dona de um popular salão de beleza, Neide quer aproveitar sua liberdade e a vida de solteira. O problema: um de seus filhos, Fábio Junior, não dá nenhum sinal de que vai sair de casa. Neide, então, decide encontrar a mulher perfeita para ele. Estrelado por Cacau Protásio e dirigido por Cris D’Amato, o filme tem roteiro de Bia Crespo, Flávia Guimarães e Daniela Valente.

 

Top