Só uma diretora avança na disputa pelo Oscar de filme estrangeiro

Corpo e Alma, da cineasta húngara Ildikó Enyedi, é o único longa-metragem dirigido por mulher que continua na disputa pelo Oscar de filme estrangeiro. Os nove semifinalistas foram anunciados nesta quinta-feira (14).

Leia também: Quatro documentários dirigidos por mulheres avançam na disputa pelo Oscar
Saiba mais: Mulheres dirigiram 28% dos candidatos ao Oscar de filme estrangeiro

Originalmente, 92 produções tinham sido inscritos na disputa, sendo 26 com direção ou codireção feminina. Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Depois, é divulgada a lista com semifinalistas. Por fim, em 23 de janeiro serão anunciados os cinco indicados que de fato disputarão o prêmio.

Ambientado em um matadouro de Budapeste, Corpo e Alma acompanha o romance entre uma jovem tímida e seu chefe, também quieto como ela, e com quem divide um sonho. O filme ganhou o Urso de Ouro em Berlim, foi selecionado para o Festival do Rio e tem estreia prevista no Brasil para 21 de dezembro.

Além da Hungria, seguem na disputa os pré-candidatos dos seguintes países: África do Sul (The Wound, de John Trengove); Alemanha (Em Pedaços, de Faith Akin), Chile (Uma Mulher Fantástica, de Sebastián Lelio); Israel (Foxtrot, de Samuel Maoz); Líbano (The Insult, de Ziad Doueiri); Rússia (Loveless, de Andrey Zvyagintsev); Senegal (Felicité, de Alain Gomis); e Suécia (The Square: A Arte da Discórdia, de Ruben Östlund)

Veja o trailer de Corpo e Alma, dirigido por Ildikó Enyedi:

Deixe um comentário

Top