Frances McDormand ganha 3º Oscar de atriz e só fica atrás de Katharine Hepburn

Frances McDormand teve uma noite e tanto na 93ª edição do Oscar, realizada neste domingo (25): pelo trabalho em Nomadland, do qual é protagonista e coprodutora, ela ganhou não apenas a estatueta de melhor atriz como também a de melhor filme. Agora, tem um total de cinco troféus.

Oscar 2021: Nomadland é segundo filme dirigido por mulher a vencer
Leia também: Chloé Zhao vence e Oscar premia segunda diretora em 93 anos
Saiba mais: Leia o discurso de Chloé Zhao no Oscar na íntegra e em português
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Esta foi a primeira vez que uma mulher venceu como atriz e produtora pelo mesmo filme. A terceira vitória na categoria de melhor atriz também faz com que McDormand seja a segunda maior ganhadora da categoria, atrás apenas de Katharine Hepburn (1907-2003), que ganhou quatro vezes.

Hepburn, porém, ganhou estes quatro prêmios dentro de um total de 12 indicações. McDormand, por enquanto, está com 100% de aproveitamento positivo: venceu em todas as três vezes que foi indicada, por Fargo (1996), Três Anúncios para um Crime (2018) e, agora, Nomadland.

McDormand ainda entrou para um seleto grupo de apenas cinco artistas ganhadores de três Oscar de atuação: Ingrid Bergman, Meryl Streep, Walter Brennan, Daniel Day-Lewis e Jack Nicholson. As vitórias de Ingrid Bergman e Meryl Streep incluem a categoria de coadjuvante.

Ao receber o prêmio de melhor atriz por Nomadland, McDormand foi breve e citou Macbeth: “Não tenho palavras. Minha voz está na minha espada”, afirmou. “Sabemos que a espada é nosso trabalho e eu gosto de trabalho. Obrigada por saberem disso.”

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar:
+ Youn Yuh-jung é segunda atriz asiática a ganhar o Oscar
+ Mia Neal e Jamika Wilson ganham Oscar de cabelo e maquiagem

+ Veja os longas dirigidos por mulheres que já disputaram melhor filme
+ Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
+ Saiba mais sobre as mulheres no Oscar de filme internacional


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Top