Dirigido por Mounia Meddour, “Papicha” vai representar a Argélia no Oscar

A Argélia tornou-se o primeiro país a indicar seu representante na disputa por uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro de 2020. E o escolhido foi um longa dirigido por mulher: Papicha, de Mounia Meddour.

Leia também: Os longas dirigidos por mulheres que disputaram o Oscar de melhor filme
Saiba mais: Todas as mulheres que já foram indicadas ao Oscar de melhor direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Exibido na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes, o filme é o primeiro longa de ficção da cineasta. Papicha é ambientado nos anos 1990, durante a Guerra Civil da Argélia. Em meio a um cenário de violência, terrorismo e opressão às mulheres, a jovem Nedjma quer montar um desfile de moda junto com suas amigas. O filme será lançado no Brasil pela Pandora.

Papicha é uma coprodução francesa, mas se qualifica como candidato da Argélia. Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases: primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas; depois, é divulgada uma lista com semifinalistas; por fim, são anunciados os cinco indicados que de fato concorrem o prêmio.

A categoria foi instaurada na 29ª edição da premiação, realizada em 1957, e até hoje só premiou três filmes dirigidos por mulheres: A Excêntrica Família de Antônia (1995), de Marleen Gorris; Lugar Nenhum na África (2001), de Caroline Link; e Em um Mundo Melhor, de Susanne Bier (2010). 

Saiba mais sobre a presença das mulheres no Oscar de filme estrangeiro.

Veja o trailer de Papicha (legendas em inglês):

Deixe um comentário

Top