Seis filmes dirigidos por mulheres avançam na competição da Mostra

Seis filmes dirigidos ou codirigidos por mulheres estão entre os 12 filmes que continuam na disputa pelo Troféu Bandeira Paulista, o principal prêmio da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Os finalistas foram escolhidos pelo próprio público do festival e agora serão avaliados pelo júri internacional, que anunciará sua decisão no dia 31 de outubro.

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Na Mostra competem apenas filmes que sejam o primeiro ou o segundo longa-metragem dos cineastas. O júri deste ano é composto por cinco profissionais, sendo duas mulheres: a diretora, roteirista e produtora portuguesa Teresa Villaverde e a atriz, diretora e roteirista francesa Astrid Adverbe.

Em entrevista ao Mulher no Cinema, Villaverde disse estar em busca de “filmes que mostrem o que não vi”. Abaixo, veja o depoimento dela sobre ser jurada da Mostra e conheça os filmes dirigidos por mulheres que estão na disputa pelo prêmio.


“Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos”
[Portugal/Brasil, 2018]
Rodado ao longo de nove meses na aldeia Pedra Branca (Terra Indígena Krahô, no Tocantins), conta a história de Ihjãc, jovem que foge para a cidade para escapar do feitiço de um pajé. É dirigido por Renée Nader Messora e João Salaviza e ganhou o prêmio do júri na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes. Leia entrevista com a diretora


“A Costureira dos Sonhos”
[Sir, França/Índia, 2018]
Em Mumbai, na Índia, Ratna é uma jovem viúva que trabalha como serva de Ashwin, um homem de família rica. As realidades dos dois colidem: Ashwin parece ter tudo, mas desistiu de seus objetivos e está um pouco perdido; e Ratna, que parece não ter nada, vive cheia de esperanças e se esforça para realizar seus sonhos. Dirigido por Rohena Gera.


“Deslembro”
[Brasil, 2018]
Fã de livros e rock, Joana está morando em Paris com a família quando a Anistia é decretada no Brasil. Rapidamente, e contra a sua vontade, ela tem de voltar para um país do qual mal se lembra. Mas Joana encontra seu passado no Rio de Janeiro, onde seu pai desapareceu nos porões do DOPS. Primeiro longa de ficção de Flávia Castro.


“Las Sandinistas!”
[EUA, 2018]
Documentário sobre as mulheres guerrilheiras que lideraram o combate e a reforma social durante a Revolução Sandinista na Nicarágua, em 1979. Após o conflito, elas foram pioneiras na criação de programas sociais e educacionais. Hoje, lutam para que o governo do país não apague sua história. Direção de Jenny Murray.


“O Mau Exemplo de Cameron Post”
[The Miseducation of Cameron Post, EUA, 2018]
Estrelado por Chloë Grace Moretz e Sasha Lane, conta a história de uma adolescente que, após ser vista em uma relação sexual com outra garota, é enviada pelos tios a um centro de “cura gay” que busca transformar lésbicas em heterossexuais. Dirigido por Desiree Akhavan e ganhador do Festival de Sundance. Leia a crítica do filme


“Meio Irmão”
[Brasil, 2018]
A mãe de Sandra está desaparecida há dias. Sem saber o que fazer, e também sem dinheiro, a garota decide pedir ajuda a Jorge, o meio-irmão com quem tem relação distante. Por sua vez, ele passa por situação difícil: está sofrendo ameaças para não divulgar imagens de uma agressão homofóbica. Dirigido por Eliane Coster.

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