Três longas dirigidos por mulheres estão entre os 15 semifinalistas que seguem na disputa pelo Oscar de melhor filme internacional, categoria que antes era conhecida como melhor filme estrangeiro. A lista foi divulgada nesta quinta-feira (21) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela entrega da estatueta.
Saiba mais: Veja todas as diretoras que concorreram ao Oscar de filme internacional
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Os filmes dirigidos por mulheres que seguem na disputa pelo Oscar nesta categoria são The Mother Of All Lies, de Asmae ElMoudir, que representa o Marrocos; Tótem, de Lila Avilés, candidato do México; e Four Daughters, de Kaouther Ben Hania, que busca a indicação para a Tunísia.
Concorrer ao Oscar de filme internacional é um processo de três fases, que começa com cada país escolhendo o seu candidato e o pré-indicando à Academia. Neste ano, 88 longas foram inscritos, sendo 25 deles dirigidos por mulheres, de acordo com levantamento feito pelo Mulher no Cinema a partir da lista divulgada pela Academia. É o equivalente a 28,4%, acima do índice de 22,8% registrado no ano passado.
Na segunda fase, os 15 semifinalistas são divulgados, e na terceira, a Academia anuncia os cinco filmes que de fato vão disputar a estatueta. Este anúncio será feito em 23 de janeiro, quando também serão conhecidos os indicados em todas as outras categorias. A entrega do Oscar será no dia 10 de março.
Nos últimos dois anos, a categoria indicou apenas filmes dirigidos por homens. Até hoje, só três diretoras receberam o prêmio – a vez mais recente, em 2011.