Mulheres dirigiram 3 dos 15 semifinalistas ao Oscar de filme internacional

Três longas dirigidos por mulheres estão entre os 15 semifinalistas que seguem na disputa pelo Oscar de melhor filme internacional, categoria que antes era conhecida como melhor filme estrangeiro. A lista foi divulgada nesta quinta-feira (21) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela entrega da estatueta.

Saiba mais: Veja todas as diretoras que concorreram ao Oscar de filme internacional
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Os filmes dirigidos por mulheres que seguem na disputa pelo Oscar nesta categoria são The Mother Of All Lies, de Asmae ElMoudir, que representa o Marrocos; Tótem, de Lila Avilés, candidato do México; e Four Daughters, de Kaouther Ben Hania, que busca a indicação para a Tunísia.

Concorrer ao Oscar de filme internacional é um processo de três fases, que começa com cada país escolhendo o seu candidato e o pré-indicando à Academia. Neste ano, 88 longas foram inscritos, sendo 25 deles dirigidos por mulheres, de acordo com levantamento feito pelo Mulher no Cinema a partir da lista divulgada pela Academia. É o equivalente a 28,4%, acima do índice de 22,8% registrado no ano passado.

Na segunda fase, os 15 semifinalistas são divulgados, e na terceira, a Academia anuncia os cinco filmes que de fato vão disputar a estatueta. Este anúncio será feito em 23 de janeiro, quando também serão conhecidos os indicados em todas as outras categorias. A entrega do Oscar será no dia 10 de março.

Nos últimos dois anos, a categoria indicou apenas filmes dirigidos por homens. Até hoje, só três diretoras receberam o prêmio – a vez mais recente, em 2011.

Top