Veja as mulheres indicadas ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Laís Bodanzky, Kika Sena, Rosane Svartman, Camilla Damião e Carolina Markowicz são algumas das mulheres indicada à edição deste ano do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Promovida pela Academia Brasileira de Cinema, a premiação será realizada no dia 23 de agosto no Rio de Janeiro.

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A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky, é o único filme dirigido por mulher entre os cinco indicados ao prêmio de melhor longa-metragem de ficção. Os demais concorrentes são Eduardo e Mônica, de René Sampaio; Marte Um, de Gabriel Martins; Medida Provisória, de Lázaro Ramos; e Paloma, de Marcelo Gomes.

Bodanzky também é uma de duas mulheres indicadas ao prêmio de direção, junto com Rosane Svartman, que concorre por Pluft, O Fantasminha. Carolina Markowicz, diretora de Carvão, é a única mulher na disputa pelo troféu de melhor primeira direção de longa-metragem.

A presença de cineastas mulheres é maior na categoria de longa de documentário, na qual concorrem Amigo Secreto, de Maria Augusta Ramos; Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo, de Taciana Oliveira; e Kobra Auto Retrato, de Lina Chamie; além de A Jangada de Welles, de Petrus Cariry e Firmino Holanda, e O Presidente Improvável, de Belisario França.

Também há filmes dirigidos por mulheres nas categorias de melhor longa-metragem infantil (Pluft, O Fantasminha e Pequenos Guerreiros, de Bárbara Cariry) e de melhor longa-metragem de animação (Além da Lenda – O Filme, de Marília Mafé e Marcos França, e Tarsilinha, de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo).

Filmes dirigidos por mulheres concorrem em todas as categorias de curta. Na de animação estão indicados Meu Nome é Maalum, de Luisa Copetti; Nonna, de Maria Augusta V. Nunes; e O Senhor do Trem, de Aída Queiroz e Cesar Coelho. Na de documentário, Peixes Não Se Afogam, de Anna Azevedo e Trópico de Capricórnio, de Juliana Antunes. Na de ficção, Infantaria, de Laís Santos Araújo; Sobre Amizades e Bicicletas, de Júlia Vital; e Último Domingo, de Joana Claude e Renan Brandão. Todos podem ser vistos gratuitamente no PortaCurtas.

Veja as mulheres indicadas ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023:

Melhor longa-metragem de ficção (produtoras)
Bianca De Felippes, por Eduardo e Mônica

Bianca Villar, por A Viagem de Pedro
Karen Castanho, por A Viagem de Pedro
Laís Bodanzky, por A Viagem de Pedro
Nara Aragão, por Paloma

Tania Rocha, por Medida Provisória

Melhor longa-metragem de documentário (produtoras)
Bianca Lenti, por O Presidente Improvável

Lina Chamie, por Kobra Auto Retrato
Maria Augusta Ramos, por Amigo Secreto
Silvia Cruz, por Amigo Secreto
Taciana Oliveira, por Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo

Melhor longa-metragem de comédia (produtoras)
Bárbara Defanti, por O Clube dos Anjos
Justine Otondo, por Vale Night

Mayra Lucas da Rocha, por Bem-Vinda a Quixeramobim
Sara Silveira, por O Clube dos Anjos

Melhor longa-metragem infantil (produtoras)
Clélia Bessa, por Pluft, O Fantasminha

Melhor longa-metragem de animação (produtoras)
Celia Catunda, por Tarsilinha – O Filme

Maria Luiza Barros, por Meu Tio José

Melhor direção
Laís Bodanzky, por A Viagem de Pedro
Rosane Svartman, por Pluft, O Fantasminha

Melhor primeira direção de longa-metragem
Carolina Markowicz, por Carvão

Melhor roteiro original
Carolina Markowicz, por Carvão

Laís Bodanzky, por A Viagem de Pedro
Simone Iliescu, por A Espera de Liz

Melhor roteiro adaptado
Claudia Souto, por Eduardo e Mônica
Jessica Candal, por Eduardo e Mônica
Michele Frantz, por Eduardo e Mônica

Melhor atriz
Alice Braga, por Eduardo e Mônica
Andréa Beltrão, por Ela e Eu

Dira Paes, por Pureza
Kika Sena, por Paloma
Marcélia Cartaxo, por A Mãe

Melhor atriz coadjuvante
Adriana Esteves, por Medida Provisória

Camila Márdila, por Carvão
Camilla Damião, por Marte Um

Drica Moraes, por As Verdades
Helena Ignez, por A Mãe

Melhor montagem
Diana Vasconcellos, por Medida Provisória
Livia Arbex, por O Clube dos Anjos

Melhor direção de arte
Fernanda Carlucci, por O Clube dos Anjos
Rimenna Procópio, por Marte Um

Melhor figurino
Gabi Campos, por Paloma

Joana Porto, por A Viagem de Pedro
Marina Sandim por Marte Um
Marjorie Gueller, por A Viagem de Pedro
Patricia Dória, por A Viagem de Pedro
Valeria Stefani, por Eduardo e Mônica

Melhor maquiagem
Amanda Mirage, por O Clube dos Anjos
Cacá Zech, por Pluft, O Fantasminha

Donna Meirelles, por Paloma
Mari Figueiredo, por Pluft, O Fantasminha
Tayce Vale, por A Viagem de Pedro

Melhor som
Gabriela Bervian, por Alemão 2

Melhor filme íbero-americano
1976, de Manuela Martelli (Chile/Argentina)

Melhor filme internacional
Boa Sorte, Leo Grande, de Sophie Hyde (Reino Unido)

A Mulher Rei, de Gina Prince-Bythewood (EUA)

Melhor curta-metragem de animação
Meu Nome é Maalum, de Luisa Copetti

Nonna, de Maria Augusta V. Nunes
O Senhor do Trem, de Aída Queiroz e Cesar Coelho

Melhor curta-metragem de documentário
Peixes Não Se Afogam, de Anna Azevedo

Trópico de Capricórnio, de Juliana Antunes

Melhor curta-metragem de ficção
Infantaria, de Laís Santos Araújo

Sobre Amizades e Bicicletas, de Júlia Vital
Último Domingo, de Joana Claude e Renan Brandão

Melhor série de animação (de produção independente para TV Paga/OTT)
Cordélicos: direção geral de Ale Mchaddo; escrita por Ale Mchaddo e Felipe Mazzoni

O Show da Luna: direção geral de Celia Catunda e Kiko Mistrogiro; escrita por Rita Catunda e Camille Helms
Passagens da Independência: direção geral de Bruno Pacheco; escrita por Clarissa Ramalho
Vamos Brincar com a Turma da Mônica: direção geral de Mauricio de Sousa e Fabiano Pandolfi; escrita por Belise Moffoli

Melhor série de documentário (de produção independente para TV Paga/OTT)
Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez: direção geral de Tatiana Issa e Guto Barra; escrita por Guto Barra.

Melhor série de ficção (de produção independente para TV Paga/OTT)
Bom Dia, Verônica: direção geral de José Henrique Fonseca, escrita por Raphael Montes, Ilana Casoy, Gustavo Bragança e Maria Shu.

Manhãs de Setembro: direção geral de Luis Pinheiro, escrita por Josefina Trotta, Alice Marcone, Marcelo Montenegro, Carla Meireles e Miguel de Almeida.
Rota 66 – A Polícia que Mata: direção geral de Philippe Barcinski, escrita por Maria Camargo e Teodoro Poppovic.
Turma da Mônica – A Série: direção geral de Daniel Rezende, escrita por Mariana Zatz, Marina Maria Iorio, Mauro D’Addio, Yann Rodrigues e Daniel Rezende.

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