Festival de Gramado: Eva Pereira é única diretora na competição de ficção

O Barulho da Noite, de Eva Pereira, é o único filme dirigido por uma mulher entre os seis longas-metragens de ficção na competição principal do Festival de Gramado, que ocorre de 12 a 18 de agosto na cidade gaúcha. A seleção oficial da 51ª edição do evento foi anunciada nesta terça-feira (4).

Leia também: Veja as indicadas ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Apoie:
Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

O Barulho da Noite é uma produção do Tocantins e conta a história de Maria Luiza, uma menina de sete anos que descobre um segredo que pode acabar com sua família. No elenco estão Marcos Palmeira, Emanuelle Araújo, Tonico Pereira, Patrick Sampaio, Alícia Santana, Ana Alice Dias, Wertemberg Nunes e Mercês Campelo.

Na competição de longas-metragens documentais há dois filmes dirigidos por mulheres entre os cinco títulos selecionados. São eles Luis Fernando Verissimo – O Filme, de Luzimar Stricher, documentário gaúcho que faz um retrato do cronista brasileiro; e Roberto Farias – Memórias de um Cineasta, produção carioca na qual a diretora Marise Farias mergulha na vida e na obra de seu pai.

Também há um filme dirigido por mulher entre os cinco selecionados para a competição de longas-metragens gaúchos: Céu Aberto, de Elisa Pessoa. A produção acompanha o cotidiano e as mudanças de Adriele, uma adolescente que vive na zona rural de Dom Pedrito (RS).

Esta edição do Festival de Gramado homenageará três artistas brasileiras: Laura Cardoso e Léa Garcia receberão o Troféu Oscarito, que reconhece atores e atrizes de destaque, enquanto Alice Braga será homenageada com o Kikito de Cristal, dedicado a grandes nomes do cinema latino-americano.

A programação de Gramado também inclui curtas-metragens e, pela primeira vez, a estreia mundial de uma série de televisão. Para ver a lista completa de produções selecionadas, acesse o site oficial.

Top