“How To Have Sex”, de Molly Manning Walker, vence mostra Um Certo Olhar

Pelo terceiro ano consecutivo, um filme dirigido por uma cineasta mulher venceu o principal prêmio da mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes. O ganhador desta edição foi How To Have Sex, primeiro longa-metragem da diretora britânica Molly Manning Walker.

Leia também: Veja os principais prêmios recebidos por mulheres em Cannes
Palma de Ouro: Conheça os filmes dirigidos por mulheres que já concorreram
Premiados: Os filmes estrelados por mulheres que ganharam a Palma de Ouro
Saiba mais:
 Veja todas as mulheres que presidiram o júri de Cannes

No ano passado, a mostra Um Certo Olhar premiou Les Pires, de Lise Akoka e Romane Gueret, e em 2021, Unclenching the Fists, de Kira Kovalenko.

How To Have Sex acompanha três jovens britânicas que fazem uma viagem de férias cheia de álcool e festas. Walker também é autora do roteiro do filme, estrelado por Mia McKenna-Bruce, Lara Peake e Enva Lewis.

Neste ano, o júri da mostra Um Certo Olhar foi presidido pelo ator americano John C. Reilly e contou também com a atriz belga Émilie Dequenne, o diretor cambojano-francês Davy Chou, a atriz alemã Paula Beer e a diretora francesa Alice Winocour.

O filme brasileiro A Flor do Buriti, dirigido por Renée Nader Messora e João Salaviza, recebeu o Prix d’ensemble, que neste caso reconheceu não apenas o elenco, como toda a equipe. Centrado na luta da comunidade indígena Krahô pela terra, o filme foi escrito pela dupla de diretores em parceria com Ilda Patpro Krahô, Francisco Hyjnõ Krahô e Ihjãc Henrique Krahô. Ilda e Francisco também estão no elenco do filme, assim como Luzia Cruwakwỳj Krahô, Débora Sodré, Solane Tehtikwỳj Krahô e Raene Kôtô Krahô.

Outra cineasta premiada pela mostra Um Certo Olhar foi a marroquina Asmae El Mouldir, que levou o troféu de direção por The Mother of All Lies

Top