Dirigido pelas francesas Lise Akoka e Romane Gueret, Les Pires ganhou o principal troféu da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes. É a segunda vitória consecutiva de um filme dirigido por mulher na mostra, depois de Unclenching the Fists, de Kira Kovalenko, ter vencido no ano passado.
Leia também: Veja os principais prêmios recebidos por mulheres em Cannes
Palma de Ouro: Conheça os filmes dirigidos por mulheres que já concorreram
Premiados: Os filmes estrelados por mulheres que ganharam a Palma de Ouro
Saiba mais: Veja todas as mulheres que presidiram o júri de Cannes
Os troféus da mostra Um Certo Olhar foram entregues nesta sexta-feira (27) pelo júri liderado pela diretora, atriz e produtora greto-italiana Valeria Golino. A competição deste ano tinha nove filmes dirigidos por mulheres entre os 20 selecionados, incluindo Les Pires, que é o longa de estreia da dupla de cineastas. A trama acompanha um grupo de jovens atores não profissionais enquanto fazem um filme.
Outras mulheres premiadas na mostra Um Certo Olhar estão Vicky Krieps, que ganhou o de melhor atuação por Corsage (num troféu dividido com Adam Bessa, por Harka); Maha Jal, que venceu melhor roteiro por Mediterranean Fever; e Lola Quivoron, que levou o prêmio especial Coup de Coeur com Rodeo.
Além de Golino, o júri da mostra Um Certo Olhar foi formado pela diretora e roteirista Debra Granik, a atriz Joanna Kulig, o ator e cantor Benjamin Biolay e o ator e produtor Edgar Ramírez.
A competição principal de Cannes anunciará seus vencedores no sábado (28). Cinco filmes dirigidos por mulheres estão entre os 21 concorrentes: Les Amandiers, de Valeria Bruni Tedeschi; Le Otto Montagne, de Charlotte Vandermeersch e Felix Van Groeningen; Un Petit Frère, de Léonor Serraille; Showing Up, de Kelly Reichardt; e Stars at Noon, de Claire Denis.
Foto do topo: Eric Dumont