Brasileiro “A Flor do Buriti” é premiado na mostra Um Certo Olhar de Cannes

Dirigido por Renée Nader Messora e João Salaviza, o longa brasileiro A Flor do Buriti foi um dos premiados na edição deste ano da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes. O filme recebeu o Prix d’ensemble, que neste caso reconheceu não apenas o elenco, como toda a equipe.

A Flor do Buriti foi desenvolvido em colaboração com a comunidade indígena Krahô e filmado na aldeia Pedra Branca, em Tocantins. A dupla de diretores escreveu o roteiro em parceria com Ilda Patpro Krahô, Francisco Hyjnõ Krahô e Ihjãc Henrique Krahô. Ilda e Francisco também estão no elenco do filme, assim como Luzia Cruwakwỳj Krahô, Débora Sodré, Solane Tehtikwỳj Krahô e Raene Kôtô Krahô.

Leia também: Veja os principais prêmios recebidos por mulheres em Cannes
Palma de Ouro: Conheça os filmes dirigidos por mulheres que já concorreram
Premiados: Os filmes estrelados por mulheres que ganharam a Palma de Ouro
Saiba mais:
 Veja todas as mulheres que presidiram o júri de Cannes

Esta é a segunda vez que Messora e Salaviza saem premiados de Cannes. Em 2018, eles receberam o Prêmio Especial do Júri na mesma mostra por Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos. O novo filme aborda a luta dos Krahôs pela terra, partindo de um violento massacre cometido por fazendeiros em 1940.

Neste ano, o júri da mostra Um Certo Olhar foi presidido pelo ator americano John C. Reilly e contou também com a atriz belga Émilie Dequenne, o diretor cambojano-francês Davy Chou, a atriz alemã Paula Beer e a diretora francesa Alice Winocour.

O principal prêmio da mostra foi para How To Have Sex, da britânica Molly Manning Walker, enquanto a marroquina Asmae El Mouldir levou o troféu de direção por The Mother of All Lies

Top