Uma programação variada e gratuita celebra os 15 anos do BrLab, um dos principais espaços de desenvolvimento de projetos audiovisuais da América Latina. O evento ocorre em São Paulo (SP) de 7 a 26 de abril, e depois realiza atividades também em Brasília (DF), de 14 a 16 de abril, e no Recife (PE), de 4 a 8 de maio.
Saiba mais: Consulte a programação completa do BrLab 2026
Como de costume, o BrLab funcionará como ponto de encontro para profissionais do setor, que discutirão temas como roteiro, distribuição e sustentabilidade. Além disso, a programação inclui uma mostra de filmes latino-americanos recentes que se destacaram em festivais brasileiros e internacionais.
Dos 22 títulos selecionados, 12 são dirigidos por mulheres. Um deles é A Hera (2025), de Ana Cristina Barragán, escolhido para a sessão de abertura em São Paulo (que será no dia 7 de abril, às 20h, no CineSesc). Coprodução de Equador, França e México, o longa passou pelo BrLab em 2020 e ganhou o prêmio de melhor roteiro na edição mais recente da mostra Horizonte do Festival de Veneza.
A lista de filmes dirigidos por mulheres também inclui a produção argentina Hijo Mayor (2025), de Cecilia Kang; a colombiana La Piel en Primavera (2024), de Yennifer Uribe Alzate; e as brasileiras Ainda Não É Amanhã (2024), de Milena Times; Amor, Plástico e Barulho (2013), de Renata Pinheiro; A Natureza das Coisas Invisíveis (2025), de Rafaela Camelo; Desterro (2019), de Maria Clara Escobar; Levante (2023), de Lillah Halla; Mato Seco em Chamas (2022), de Joana Pimenta e Adirley Queirós; O Livro dos Prazeres (2020), de Marcela Lordy; Praia Formosa (2024), de Julia de Simone; e Sinfonia da Necrópole (2014), de Juliana Rojas.

Profissionais de destaque também farão sua contribuição ao eixo formativo do BrLab, a começar pela roteirista Maíra Oliveira, que fez a curadoria do BrPlot, programa dedicado a reflexões sobre roteiro. Neste ano, o tema “Silêncios e Silenciamentos” propõe discussões sobre como o audiovisual pode transformar experiências históricas em dramaturgia, e sobre como o silêncio pode ser um elemento central na forma de narrar o presente.
A programação do BrPlot inclui uma masterclass com Juliana Rojas (no dia 9 de abril, às 17h, na Matilha Cultural) e debates sobre temas tão diversos quanto os desafios éticos do true crime, a fabulação da memória no cinema e as transformações do melodrama na era do streaming. Destas mesas, participam profissionais como Carol Rodrigues, Rastricinha Dorneles, Carol Benjamin, Camila Márdila, Julia Priolli, Tainá Muhringer Tokitaka, Carolina Amaral e Dione Carlos, entre outras.
O BrLab deste ano também promove o Think Tank Petrobras, tanto em São Paulo quanto em Brasília. Estreando no evento, o encontro tem curadoria de Ariene Ferreira e discute a relação entre tecnologia e criação, abrangendo questões ligadas à inteligência artificial, políticas públicas, roteiro e produção.
Para mais informações sobre a programação em cada cidade, incluindo dia, horário e local das atividades, consulte o site do BrLab.
* Este texto foi produzido pelo Mulher no Cinema e patrocinado pelo BrLab