Justine Triet no streaming: como ver os filmes da diretora indicada ao Oscar

A francesa Justine Triet ficou muito mais conhecida nos últimos meses: seu longa-metragem mais recente, Anatomia de uma Queda, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2023 e foi indicado ao Oscar de melhor filme. A cineasta também é a única mulher entre os cinco indicados deste ano na categoria de direção.

Leia também: Justine Triet é a única mulher na disputa pelo Oscar de direção
Saiba mais: Justine Triet é a terceira diretora a ganhar Palma de Ouro em Cannes
Palma de Ouro: Conheça todos os filmes dirigidos por mulheres que já concorreram
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Justine foi apenas a terceira mulher a receber a Palma de Ouro em todas as 76 edições de Cannes. Além de Anatomia de uma Queda, só venceram O Piano (1993), de Jane Campion, e Titane (2021), de Julia Ducournau.

No caso do Oscar, a indicação de Triet elevou para nove o número de vezes em que cineastas mulheres concorreram ao troféu de direção em 96 anos. Até agora, apenas três mulheres venceram: Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror (2008); Chloé Zhao, por Nomadland (2020); e Jane Campion, por Ataque dos Cães (2021).

Triet nasceu em 1978 em Fécamp, na França, e se formou na Escola de Belas Artes de Paris. Ela estreou no cinema em 2007, com o curta-metragem Sur place (2007), e de lá para cá realizou quatro longas de ficção. Com exceção de Anatomia de uma Queda, que estreia nos cinemas em 25 de janeiro, todos estão disponíveis para streaming no Brasil. Veja como assistir aos filmes de Justine Triet:

*

“A Batalha de Solferino”
[La bataille de Solférino, França, 2013]
Disponível na FILMICCA

Primeiro longa de ficção de Triet, foi escolhido como um dos melhores filmes de 2013 pela revista Cahiers du Cinéma. A ação se passa em 6 de maio de 2012, dia do segundo turno das eleições presidenciais francesas, quando a jornalista Laetitia deve fazer a cobertura em frente à sede do Partido Socialista. No momento em que está saindo de casa, seu ex-marido, Vincent, aparece com atraso para visitar as filhas.


“Na Cama com Victoria”
[Victoria, França, 2016]
Disponível no Amazon Prime Video e na MUBI

Em uma festa de casamento, a advogada Victoria Spick reencontra Vincent, seu velho amigo, e Sam, ex-traficante que no passado ela conseguiu inocentar. No dia seguinte, Vincent é acusado de tentar a namorada. Victoria aceita defendê-lo, ao mesmo tempo em que contrata Sam como babá de suas filhas.


“Sibyl”
[França/Bélgica, 2019]
Disponível na Globoplay e na Reserva Imovision

Cansada do trabalho como psicoterapeuta, Sybil tenta voltar à escrita, sua primeira paixão. Uma paciente nova, a atriz Margot, é uma tentadora fonte de inspiração para Sybil, que desenvolve uma espécie de obsessão. Selecionado para a competição do Festival de Cannes.


Foto do topo: Manuel Braun/Contour by Getty Images

Top