
A diretora francesa Justine Triet acaba de ficar muito mais conhecida: seu novo filme, Anatomie d’une chute, foi o grande ganhador da edição deste ano do Festival de Cannes, sendo premiado com a Palma de Ouro.
Leia também: Justine Triet é a terceira diretora a ganhar Palma de Ouro em Cannes
Palma de Ouro: Conheça todos os filmes dirigidos por mulheres que já concorreram
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Foi apenas a terceira vez em 76 anos de festival que o troféu foi entregue a um filme dirigido por mulher. Além de Anatomie d’une chute, só venceram O Piano (1993), de Jane Campion, e Titane (2021), de Julia Ducournau.
Triet nasceu em 1978 em Fécamp, na França, e se formou na Escola de Belas Artes de Paris. Ela estreou no cinema em 2007, com o curta-metragem Sur place (2007), e de lá para cá realizou quatro longas de ficção. Com exceção de Anatomie d’une chute, todos estão disponíveis para streaming no Brasil.
Veja como assistir aos filmes de Justine Triet:
*
“A Batalha de Solferino”
[La bataille de Solférino, França, 2013]
Disponível na FILMICCA
Primeiro longa de ficção de Triet, foi escolhido como um dos melhores filmes de 2013 pela revista Cahiers du Cinéma. A ação se passa em 6 de maio de 2012, dia do segundo turno das eleições presidenciais francesas, quando a jornalista Laetitia deve fazer a cobertura em frente à sede do Partido Socialista. No momento em que está saindo de casa, seu ex-marido, Vincent, aparece com atraso para visitar as filhas.
“Na Cama com Victoria”
[Victoria, França, 2016]
Disponível no Amazon Prime Video e na MUBI
Em uma festa de casamento, a advogada Victoria Spick reencontra Vincent, seu velho amigo, e Sam, ex-traficante que no passado ela conseguiu inocentar. No dia seguinte, Vincent é acusado de tentar a namorada. Victoria aceita defendê-lo, ao mesmo tempo em que contrata Sam como babá de suas filhas.
“Sibyl”
[França/Bélgica, 2019]
Disponível na Globoplay e na Reserva Imovision
Cansada do trabalho como psicoterapeuta, Sybil tenta voltar à escrita, sua primeira paixão. Uma paciente nova, a atriz Margot, é uma tentadora fonte de inspiração para Sybil, que desenvolve uma espécie de obsessão. Selecionado para a competição do Festival de Cannes.
Foto do topo: Manuel Braun/Contour by Getty Images