Quase setenta filmes estão na programação do In–Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, que ocorre de 14 a 25 de junho em São Paulo (SP), comemorando sua 15ª edição.
Leia também: 17 documentários musicais sobre mulheres + uma playlist para ouvi-las!
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Neste ano, as sessões presenciais serão no CineSesc, Cinemateca Brasileira, Spcine Olido, Spcine Paulo Emílio, Cine Cortina, Associação Cultural Cecília e Centro da Terra. Parte da programação também será exibida nas plataformas online Itaú Cultural Play, Spcine Play, Sesc Digital e In-Edit TV, acessíveis em todo o Brasil.
O Mulher no Cinema selecionou sete destaques da programação que têm direção feminina ou contam histórias de mulheres. Veja as dicas abaixo e consulte dias, horários e locais de exibição no site do In-Edit.
*
“De Você Fiz Meu Samba”
[Brasil, 2022]
A diretora Isabel Nascimento Silva acompanha a rotina de cinco mulheres que são viúvas de baluartes do samba carioca. O filme mostra o quanto elas tiveram de abrir mão de seus projetos por causa da carreira dos maridos e como se tornaram guardiãs de parte fundamental da história musical brasileira.
“Dolores Duran – O Coração da Noite”
[Brasil, 2023]
Utilizando imagens de arquivo e depoimentos de amigos e familiares, o documentário conta a história da cantora, compositora e instrumentista brasileira Dolores Duran (1930-1959), que desafiou a estrutura machista no Brasil dos anos 1950. Direção de Juliana Baraúna e Igor Miguel.
“Miúcha, a Voz da Bossa Nova”
[Brasil/França, 2022]
A trajetória da cantora Miúcha (1937-2018) é tema deste documentário dirigido por Liliane Mutti e Daniel Zarvoss. Por meio de imagens de arquivo, depoimentos em fita cassete e cartas escritas pela própria artista, o filme mostra os desafios profissionais e pessoais que enfrentou e a luta para ser reconhecida.
“Omara”
[EUA, 2021]
Omara Portuondo é um dos principais nomes da música cubana e ganhou fama internacional principalmente após o filme Buena Vista Social Club (1996), de Win Wenders. Este documentário de Hugo Pérez acompanha a rotina da cantora que, octagenária, continua buscando novas canções para emocionar o público.
“Sirens”
[Líbano/EUA, 2022]
Lilas e Shery são co-fundadoras e guitarristas da Slave to Sirens, considerada a primeira banda de heavy metal formada inteiramente por mulheres no Oriente Médio. Neste documentário, elas lidam com questões relativas à amizade e sexualidade enquanto tentarm se tornar estrelas do rock. Dirigido por Rita Baghdadi.
“Terruá Pará”
[Brasil, 2023]
A diretora Jorane Castro faz um mergulho na diversidade da música amazônica, reunindo depoimentos de figuras fundamentais como Dona Onete, Manoel Cordeiro e Pio Lobato.
“This Is National Wake”
[EUA/África do Sul]
A história do National Wake, banda de rock com integrantes brancos e negros que se formou na África do Sul no final dos anos 1970, durante o regime do Apartheid. Em suas músicas, eles cantavam o que viam nas ruas: pobreza, violência policial e racismo oficializado pelo Estado. Direção de Mirissa Neff.