Estreias da semana: as mulheres que chegam às salas

Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Como alguns filmes não estreiam em todas as praças, é importante que o leitor consulte a programação de sua cidade. O Mulher no Cinema também recomenda que o público se informe sobre os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19) adotados por cada sala de cinema.

Veja as estreias desta quinta-feira, 8 de junho:

*

“Mares do Desterro”
[Brasil, 2023]

Após um evento traumático que ocasionou a fuga de sua irmã gêmea, Divina cuida da família que vive há dez anos numa praia deserta: o irmão, a mãe e o pai embriagado e violento que vaga à procura da filha predileta. Dirigido por Sandra Alves e protagonizado por Débora Ingrid.


“Três Vidas: Uma Esperança”
[Lost Transport, Holanda/Luxemburgo/Alemanha, 2022]

Nos dias finais da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), soldados alemães abandonam um trem que levava centenas de prisioneiros judeus. O trem fica parado próximo a um vilarejo ocupado por tropas da Rússia, e neste contexto se dá o encontro entre a alemã Winnie, a holandesa Simone e a russa Vera. Escrito e dirigido por Saskia Diesing, o filme é protagonizado por Hanna van Vliet, Eugénie Anselin, Anna Bachmann.


“Vento na Fronteira”
[Brasil, 2022]

O documentário de Laura Faerman e Marina Weis conta a história da professora indígena Alenir Aquino, que luta pelos direitos de sua comunidade às suas terras ancestrais. No lado oposto, uma poderosa advogada reivindica a posse destas mesmas terras.


“Uma Vida Sem Ele”
[À propos de Joan, França/Alemanha/Irlanda, 2022]

Ao reencontrar seu primeiro amor após anos sem contato, Joan decide não contar que os dois tiveram um filho juntos. Esta mentira serve de oportunidade para revisitar alguns dos principais momentos de sua vida. Protagonizado por Isabelle Huppert e dirigido por Laurent Larivière.

Top