Olhar de Cinema exibe “Jeanne Dielman” e mais 33 filmes dirigidos por mulheres

Trinta e quatro filmes dirigidos por mulheres estão na programação da 12ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que ocorre de 14 a 22 de junho. Além das sessões presenciais, que serão realizadas no Cine Passeio e no Cineplex Novo Batel, o festival também promoverá exibições online de curtas brasileiros, que ficarão disponíveis na Itaú Cultural Play entre 20 de junho e 4 de julho.

Saiba mais:10 filmes imperdíveis para conhecer a obra de Chantal Akerman
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Um dos destaques da programação é Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975), considerada a obra-prima da diretora belga Chantal Akerman (1950-2015). No ano passado, Jeanne Dielman encabeçou a lista de 100 melhores filmes de todos os tempos publicada pela revista britânica Sight and Sound, na primeira vez que uma obra dirigida por mulher liderou o ranking, publicado a cada dez anos desde 1952.

O público do festival também poderá assistir a filmes como Diálogos com Ruth de Souza, no qual a diretora Juliana Vicente narra a trajetória da icônica atriz brasileira; e Agressor, da americana Jennifer Reeder, sobre uma garota que vai viver com a tia em uma cidade na qual meninas desaparecem misteriosamente.

Abaixo, veja a lista completa de filmes dirigidos por mulheres na programação do Olhar de Cinema. Para informações sobre dia e horário das exibições, consulte o site do festival:

*

LONGAS-METRAGENS

Competitiva brasileira
Neirud, de Fernanda Faya
O Estranho, de Flora Dias e Juruna Mallon
O Policial e a Pastora, de Alice Riff
Quando Eu Me Encontrar
​​, de Amanda Pontes e Michelline Helena

Toda Noite Estarei Lá, de Suellen Vasconcelos e Tati Franklin

Competitiva internacional
A Migração Silenciosa, de Malene Choi (Dinamarca)
Lembranças de Todas as Noites, de Yui Kiyohara (Japão)

Novos olhares
Desvío de noche, de Paul Chotel e Ariane Falardeau St-Amour (Canadá)
Notas do Eremoceno, de Viera Čákanyová (Eslováquia, República Tcheca)

Exibições especiais
Caixa Preta, de Saskia e Bernardo Oliveira (Brasil)
Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente (Brasil)

Olhares clássicos
A Paixão da Lembrança, de Maureen Blackwood e Isaac Julien (Reino Unido)
Jeanne Dielman, de Chantal Akerman (Bélgica)
Salomé, de Charles Bryant e Alla Nazimova (Estados Unidos)

Foco
L.A. Tea Time, de Sophie Bédard-Marcotte (Canadá)
Novembro
, de Iphigénie Marcoux-Fortier e Karine van Ameringen (Canadá)
Xalco, de Hind Benchekroun, Sami Mermer (Canadá)

Mirada paranaense
Solange, de Nathália Tereza e Tomás Osten

Filme de encerramento
Agressor, de Jennifer Reeder (Estados Unidos)

*

CURTAS-METRAGENS

Competitiva brasileira
As Inesquecíveis, de Rafaelly (La Conga Rosa)
O Mar Também É Seu, de Michelle Coelho
Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando, de Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana

Competitiva internacional
A Mecânica dos Fluídos, de Gala Hernández López (França, Espanha)
Maria Schneider, 1983, de Elisabeth Subrin (França,EUA)
Pele de Mãe, de Leah Johnston (Canadá)

Olhares Clássicos
En Rachâchant, de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet

Pequenos olhares
A Pedra Mágica, de Paula Herrera Vivas (Argentina)
Jussara, de Camila Ribeiro (Brasil)

Foco
Kassinu, de Uapukun Mestokosho McKenzie (Canadá)
Katatjatuuk Kangirsumi (Cantos Guturais em Kangirsuk), de Eva Kaukai e Manon Chamberland (Canadá)
Milikᵘ Tshishutshelimunuau (Conceda-me Sua Confiança), de Isabelle Kanapé (Canadá)

Mirada paranaense
Menininha, de Débora Zanatta
Pés que Sangram
, de Roberta Takamatsu
Só por Hoje, de Stilo Eustachio, Dionwiul e Jessica Candal

Top