Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go, Now, Telecine, Mubi, Belas à La Carte, Supo Mungam Plus, Google Play, iTunes e YouTube, entre outras.
Leia também: Streaming do Telecine exibe filmes de diretoras pioneiras
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana
São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.
Abaixo, veja o que assistir no streaming em março. Consulte, também, esta thread no Twitter só com filmes dirigidos ou estrelados por mulheres para ver este mês – online e de graça.
*
“O Animal Cordial”
[Brasil, 2017]
Disponível no Google Play, iTunes, Netflix e Now
Um restaurante de classe média de São Paulo é invadido por dois ladrões armados, que rendem o cozinheiro, a garçonete, três clientes e o dono, Inácio, homem pacato que decide agir. Escrito e dirigido por Gabriela Amaral Almeida. Assista à entrevista com a diretora e conheça suas dicas de filmes de terror dirigidos por mulheres.
“Mulheres de Ryazan”
[Baby ryazanskie, União Soviética, 1927]
Disponível no Telecine
Dirigido por Olga Preobrazhenskaya e Ivan Pravov, o longa acompanha a trajetória de duas mulheres: Anna, órfã pobre que se casa com o filho de um fazendeiro; e Vasilisa, expulsa de casa por causa do romance com o ferreiro Nicolai. O início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) separa os dois casais e dá destinos diferentes para Anna e Vasilisa. Este filme integra a mostra Pioneiras do Cinema do Telecine. Saiba mais aqui.
“Uma Noite em Miami…”
[One Night in Miami…, EUA, 2020]
Disponível no Amazon Prime Video
Primeiro longa-metragem dirigido pela atriz Regina King, o filme faz um retrato fictício de um encontro entre quatro ícones americanos: Muhammad Ali (1942-2016), Malcolm X (1925-1965), Sam Cooke (1931-1965) e Jim Brown. Reunidos em um hotel na década de 1960, eles debatem sobre suas carreiras e seus papéis no movimento pelos direitos da população negra. Indicado a três categorias do Globo de Ouro.
“Saudações, Cubanos!”
[Salut les Cubains, França/Cuba, 1964]
Disponível no MUBI
A diretora belga Agnès Varda (1928-2019) visitou Cuba em 1963, quatro anos após a chegada de Fidel Castro (1926-2016) ao poder. Durante a viagem, tirou cerca de 1,8 mil fotografias, que usou neste curta-metragem para fazer um retrato da sociedade e da cultura cubana. Conheça outros filmes da diretora.
“Yes, God, Yes”
[EUA, 2019]
Disponível no Google Play, iTunes, Now, Vivo Play e YouTube
Aluna de um tradicional colégio católico americano, Alice está passando pela puberdade. Após um bate-papo virtual apresentá-la à masturbação, ela tenta lidar com a culpa e as dúvidas em um retiro religioso. Estrelado por Natalia Dyer e dirigido por Karen Maine, o longa foi exibido no festival South by Southwest.
Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema