Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max, Now, Telecine, Mubi, Belas à La Carte, Supo Mungam Plus, Globoplay, Reserva Imovision, entre outras.
Streaming: 4 filmes para conhecer atrizes e diretoras de origem chinesa
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana
São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.
Abaixo, veja o que assistir no streaming em julho:
*
“Algo Diferente”
[O necem jiném, República Tcheca, 1963]
Disponível no Supo Mungam Plus
Combinando ficção e documentário, o filme da diretora Vera Chytilová (1929-2014) conta duas histórias paralelas. A primeira acompanha uma famosa ginasta que, em meio a treinamentos exaustivos, considera se aposentar; a outra, mostra o dia a dia de uma dona de casa ignorada pelo marido. Juntas, elas formam um retrato da experiência das mulheres na Tchecolosváquia durante os anos 1960.
“Elas na Ciência”
[Picture a Scientist, EUA, 2020]
Disponível na Netflix
Para fazer um retrato da desigualdade de gênero na ciência, o documentário coloca o foco em três mulheres: a bióloga Nancy Hopkins, a química Raychelle Burks e a geóloga Jane Willenbring. A partir das histórias delas, o público conhece alguns dos obstáculos enfrentados pelas cientistas, que vão de menor acesso à pesquisa até casos brutais de assédio. Direção de Sharon Shattuck e Ian Cheney.
“Filhas de Lavadeiras”
[Brasil, 2019]
Disponível no Itaú Cultural Play
Dirigido por Edileuza Penha de Souza e inspirado na obra da escritora Maria Helena Vargas, o curta-metragem conta histórias de mulheres negras que são filhas de lavadeiras. Graças ao trabalho duro de suas mães, estas mulheres puderam seguir seus estudos e trilhar diferentes caminhos. Ganhador do prêmio de melhor curta-metragem nacional na edição 2020 do festival É Tudo Verdade.
“Shiva Baby”
[EUA/Canadá, 2020]
Disponível no MUBI
A estudante universitária Danielle comparece a uma shivá, reunião judaica durante um período de luto. Enquanto responde às perguntas de amigos e familiares sobre sua carreira, sua aparência e seu futuro, ela tem de lidar com duas presenças inesperadas: a de Maya, sua ex-namorada; e a de Max, seu “sugar daddy”, um homem rico e mais velho com quem faz sexo por dinheiro. Leia a entrevista com a diretora Emma Seligman.
“Tomboy”
[França, 2011]
Disponível no Telecine
Laure é uma criança de dez anos que vive na França. Ao se mudar com os pais e a irmã para uma nova casa em uma novo bairro, Laure passa a se apresentar aos vizinhos como Mikäel. Ganhador do prêmio Teddy, que reconhece o melhor filme com temática LGBTQIA+ do Festival de Berlim, este é o segundo longa-metragem da diretora francesa Céline Sciamma, conhecida principalmente por Retrato de uma Jovem em Chamas (2019).
Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema