Veja o trailer de “Hava, Maryam, Ayesha”, filme da diretora afegã Sahraa Karimi

Com mulheres em frente e por trás das câmeras, o drama afegão Haya, Maryam, Ayesha estreia nesta quinta-feira (8) nos cinemas de Brasília, Niterói, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. O filme da diretora Sahraa Karimi fez sua estreia mundial no Festival de Veneza de 2019.

Hava, Maryam, Ayesha é um raro caso de filme afegão feito por mulheres afegãs e rodado no Afeganistão com atrizes locais. Além da diretora Sahraa Karimi, o longa também conta com outra importante artista afegã na equipe: a produtora Katayoon Shahabi, cuja empresa Noori Pictures atua em Paris e Teerã.

Entrevista: “Cineastas afegãos devem quebrar clichês”, diz Sharhbanoo Sadat
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

O filme conta a história de três mulheres de diferentes origens sociais que moram em Cabul e estão grávidas. Hava (Arezoo Ariapoor) vive com o sogro e a sogra em um lar conservador; Maryam (Fereshta Afshar) é repórter de TV e estava prestes a se divorciar do marido infiel quando descobriu a gravidez; e Ayesha (Hasiba Ebrahimi) é uma jovem que, abandonada pelo namorado que é pai de seu filho, decide se casar com o primo.

Este é o primeiro longa de ficção de Sahraa Karimi, que estudou cinema na Eslováquia e fez documentários focados em mulheres. Hava, Maryam, Ayesha conquistou a atriz e diretora americana Angelina Jolie, que divulgou um comunicado cheio de elogios: “Este filme delicado e comovente mostra a graça, a beleza e o espírito das mulheres afegãs conforme navegam pelo casamento, o amor, a amizade, a família e a maternidade”, escreveu. “Ele nos lembra sobre o que está em jogo para as mulheres do Afeganistão, que merecem ter liberdade, independência e segurança para fazer suas próprias escolhas, em casa e na sociedade como um todo.”

Veja o trailer legendado de Hava, Maryam, Ayesha:

Top