5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em fevereiro

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir no streaming, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Itaú Cultural Play, Sesc Digital, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.

Saiba mais: Justine Triet é a única mulher indicada ao Oscar de direção
Leia também: Como ver os filmes de Justine Triet no streaming
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros e nacionalidades para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação não esteja mais no catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja as recomendações para o mês de fevereiro:

*

“Barbie”
[EUA, 2023]
Disponível na HBO Max

Barbie precisa deixar a Barbielândia e ir ao mundo real para solucionar alguns problemas. Ao conhecer melhor a vida dos humanos, ela entra em uma crise existencial. Dirigido por Greta Gerwig, foi a maior bilheteria global do ano passado e está indicado a oito Oscars. Leia a crítica do filme.

Ryan Gosling e Margot Robbie em cena de "Barbie", dirigido por Greta Gerwig - Foto: Divulgação


“A Batalha de Solferino”
[La bataille de Solférino, França, 2013]
Disponível na FILMICCA e na MUBI

Em 6 de maio de 2012, dia do segundo turno das eleições presidenciais francesas, a jornalista Laetitia é convocada para cobrir a movimentação em frente à sede do Partido Socialista. No momento em que ela está saindo de casa, seu ex-marido, Vincent, aparece com atraso para visitar as filhas. Primeiro longa-metragem de ficção de Justine Triet, que concorre ao Oscar de direção por seu filme mais recente, Anatomia de uma Queda, em cartaz nos cinemas. Ela é a única mulher na disputa deste ano.


“A Entrevista”
[Brasil, 1966]
Disponível na Spcine Play

A diretora Helena Solberg fez sua estreia no cinema com esse importante curta-metragem documental no qual entrevistou mulheres de 19 a 27 anos. Como a própria diretora, essas mulheres pertenciam à classe média do Rio de Janeiro e tinham sido criadas para serem mães e esposas. Nestas conversas, elas falam sobre casamento, filho, sexo, aspirações profissionais e os papéis sociais atribuídos a homens e mulheres.


“Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem”
[Brasil, 2022]

Disponível na FILMICCA

Em janeiro de 2011 um lote com 180 cartas de amor foi encontrado em uma feira de antiguidades, todas escritas por uma moradora de Campo Grande (MS) para o seu noivo no Rio de Janeiro (RJ). A partir desta descoberta, o documentário de Natara Ney começa uma investigação para localizar o casal e descobrir o desfecho do romance.


“Jogo Justo”
[Fair Play, EUA, 2023]
Disponível na Netflix

Emily e Luke trabalham juntos numa empresa no coração de Wall Street e escondem de todos o fato de também formarem um casal. A relação é testada quando um deles recebe uma promoção. Dirigido por Chloe Domont.

Top