Estreias da semana: as mulheres que chegam às salas

Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Como alguns filmes não estreiam em todas as praças, é importante que o leitor consulte a programação de sua cidade. O Mulher no Cinema também recomenda que o público se informe sobre os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19) adotados por cada sala de cinema.

Veja as estreias desta quinta-feira, 18 de novembro.

*

“Aleluia, o canto infinito do Tincoã”
[Brasil, 2020]

Durante seis anos a cineasta Tenille Bezerra acompanhou o cantor Mateus Aleluia, registrando as imagens e histórias que formam este documentário. O filme articula a obra musical de Mateus com suas memórias afetivas, conectando diferentes lugares e temporalidades.


“Ataque dos Cães”
[The Power of the Dog, Reino Unido/Nova Zelândia/Austrália/EUA/Canadá, 2021]

Phil Burbank é um fazendeiro temido por todos ao seu redor. Quando seu irmão se casa e leva sua mulher para viver na fazenda, Phil começa a atormentá-la. Novo filme da cineasta Jane Campion (de O Piano e Top of the Lake), ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Veneza e entra no catálogo da Netflix em 1/12.


“Chernobyl: O Filme – Os Segredos do Desastre”
[Chernobyl, Rússia, 2021]

O desastre nuclear de Chernobyl, em 1986, é contado a partir da história de um bombeiro. Dirigido por Danila Kozlovskiy, que também interpreta o protagonista, o filme tem roteiro de Elena Ivanova e Aleksey Kazarov.


“Galeria Futuro”
[Brasil, 2021]

Valentim, Kodak e Eddie são amigos de infância que trabalham na Galeria Futuro, um centro comercial que um dia foi tido como luxuoso, mas que agora está endividado e será vendido a uma Igreja Evangélica. Dispostos a salvar o lugar, eles se unem à manicure Paula para criar um plano. Bia Crespo integra o time de roteiristas do filme, que é dirigido por Fernando Sanches e Afonso Poyart.


“A Noite do Fogo”
[Noche de Fuego, México/Alemanha/Brasil/Catar/Argentina/Suíça/EUA, 2021]

Em uma cidade isolada nas montanhas mexicanas, três amigas ocupam as casas de pessoas foragidas e se vestem como mulheres mais velhas quando ninguém está olhando. Enquanto isso, suas mães as treinam para fugir dos perigos do lugar. Até que um dia, uma das garotas não consegue chegar em seu esconderijo a tempo. Dirigido e escrito por Tatiana Huezo, é o candidato do México ao Oscar de filme internacional.


“Noite Passada em Soho”
[Last Night in Soho, Reino Unido, 2021]

Uma jovem aspirante a estilista consegue entrar misteriosamente nos anos 1960 e encontra um cantor bastante sedutor. Mas nem tudo é o que parece e, aos poucos, o glamour e os sonhos do passado começam a desmoronar. Estrelado pelas atrizes Thomasin McKenzie e Anya Taylor-Joy, o filme é dirigido por Edgar Wright, que criou o roteiro em parceria com Krysty Wilson-Cairns.


“8 Presidentes, 1 Juramento – A História de um Tempo Presente”
[Brasil, 2021]

Primeiro documentário de Carla Camurati, conhecida por Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995), reconta a história do processo de redemocratização do Brasil. Utilizando materiais de arquivo de diferentes mídias, o filme retrata o período que vai das Diretas Já à posse de Jair Bolsonaro.

Top