Claire Denis: Ouça a playlist inspirada na diretora

Música e dança são parte fundamental do cinema da diretora francesa Claire Denis, que tem como uma de suas marcas registradas o modo único de retratar corpos em movimento na tela.

Mais música: Ouça a playlist com músicas dos filmes de Sofia Coppola
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Momentos musicais marcantes estão em vários de seus filmes: do militar que dança intensamente em Bom Trabalho (1999) à cena do restaurante em 35 Doses de Rum (2008); de Juliette Binoche ouvindo Etta James em Deixe a Luz do Sol Entrar (2017) ao caminhão de hits dos anos 1960 que toca no telefilme U.S. Go Home (1994). As trilhas sonoras originais são igualmente memoráveis, geralmente criadas pela banda inglesa Tindersticks.

Abaixo, ouça uma playlist criada pelo Mulher no Cinema com algumas das muitas músicas que tocaram nos filmes de Claire Denis – e aproveite para seguir o site no Spotify.

Claire Denis nasceu em Paris em 1946 e, durante a infância, viveu em vários países do oeste da África. Esta experiência impactou sua obra: em muitos filmes a cineasta abordou o colonialismo francês, inclusive em Chocolate (1988), seu excelente longa-metragem de estreia.

Com mais de 30 créditos como diretora (entre curtas, longas e filmes colaborativos), a cineasta desenvolveu longas parcerias com outros artistas. É o caso da diretora de fotografia Agnès Godard, do roteirista Jean-Pol Fargeau, do músico Stuart A. Staples e de atores como Alex Descas, Grégoire Colin e Isaach de Bankolé.

Uma série de filmes de Denis estão disponíveis para streaming no Brasil. No Reserva Imovision, é possível ver Chocolate, Nenette e Boni (1996), Desejo e Obsessão (2001), O Intruso (2004), Minha Terra, África (2009), Bastardos (2013) e Deixe a Luz do Sol Entrar; no catálogo do MUBI estão Chocolate e Dane-se a Morte (1990); na Globoplay estão Minha Terra, África e Bastardos; e no Telecine, High Life – Uma Nova Vida (2018).

Top