Filme de Aida Begic vai representar a Bósnia-Herzegóvina no Oscar

Never Leave Me, novo longa da diretora Aida Begic, será o representante da Bósnia-Herzegóvina na disputa por uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro. O país levou a estatueta uma vez, com Terra de Ninguém (2001), de Danis Tanovic.

O filme de Begic conta a história de três órfãos sírios – Isa, Ahmed e Muataz – que vivem em situação difícil em um campo de refugiados na Turquia. A diretora rodou o filme em campos turcos reais.

Saiba mais: Todos os longas de diretoras que já disputaram o Oscar de filme estrangeiro

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases: primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas; depois, é divulgada uma lista com semifinalistas; por fim, são anunciados os cinco indicados que de fato concorrem o prêmio.

Em 2018, os candidatos dirigidos por mulheres incluem Capharnaüm, de Nadine Labaki (Líbano); Crystal Swan, de Darya Zhuk (Belarus); I Am Not a Witch, de Rungano Nyoni (Reino Unido); The Marriage, de Blerta Zeqiri (Kosovo); Pájaros de Verano, de Cristina Gallego e Ciro Guerra (Colômbia); Take It Or Leave It, de Liina Triškina-Vanhatalo (Estônia); e The Waldheim’s Waltz, de Ruth Beckermann (Áustria).

A categoria foi instaurada na 29ª edição da premiação, realizada em 1957, e até hoje só premiou três filmes dirigidos por mulheres: A Excêntrica Família de Antônia (1995), de Marleen Gorris; Lugar Nenhum na África (2001), de Caroline Link; e Em um Mundo Melhor, de Susanne Bier (2010). Saiba mais sobre a presença das mulheres no Oscar de filme estrangeiro.

Deixe um comentário

Top