Apenas três diretoras competirão pela Palma de Ouro em Cannes

Mulheres dirigiram apenas três dos 18 filmes que estarão na competição principal do Festival de Cannes deste ano, que ocorre de 17 a 28 de maio. São eles: O Estranho que Nós Amávamos, de Sofia Coppola; Radiance, de Naomi Kawase; e You Were Never Really Here, de Lynne Ramsay, que ainda está em fase de finalização.

É mais um ano de baixa presença feminina na competição de Cannes. No ano passado, foram três filmes dirigidos por mulheres entre 20 selecionados; em 2015, dois filmes entre 19. Em toda a história do festival, apenas um filme dirigido por mulher foi premiado com a Palma de Ouro: O Piano, de Jane Campion, em 1993.

A presença das diretoras é um pouco mais expressiva na mostra Um Certo Olhar, que selecionou La Novia Del Deserto, de Cecilia Atán e Valeria Pivato; Beauty and the Dogs, de Kaouther Ben Hania, Western, de Valeska Grisebach; Jeune Femme, de Léonor Serraille; e After the War, de Annarita Zambrano.

Fora de competição, também serão exibidos Visages, Villages, dirigido por Agnès Varda em parceria com JR; An Inconvenient Sequel, de Bonni Cohen e John Shenk; They, de Anahita Ghazvinizadeh; além da nova temporada da série Top of the Lake, com direção de Jane Campion e Ariel Kleiman. O festival ainda exibirá filmes dirigidos por duas atrizes: Sea Sorrow, de Vanessa Redgrave; e Come Swim, de Kristen Stewart.

Deixe um comentário

Top