Fundado em 2013 por Leah Meyerhoff, o coletivo Film Fatales reúne cineastas mulheres, sobretudo do cinema independente. A pedido do site Bitch Media, as integrantes montaram duas listas maravilhosas: uma de filmes recentes dirigidos por mulheres que todo mundo deve ver e outra de filmes dirigidos por mulheres que as inspiraram.
Mulher no Cinema vai guardar as duas listas com carinho e tentar ver um por um. Que tal fazer o mesmo?
Filmes recentes dirigidos por mulheres que todo mundo deve ver:
– “Advantageous”, de Jennifer Phang
– “A Garota que Anda à Noite”, de Lily Amirpour
– “Antes Sexo do que Nunca”, de Stacie Passon
– “Apartment Troubles”, de Jess Weixler e Jennifer Prediger
– “Appropriate Behavior“, de Desiree Akhavan
– “A Teacher”, de Hannah Fidell
– “Belle”, de Amma Asante
– “Caught”, de Maggie Kiley
– “The Diary of a Teenage Girl”, de Marielle Heller
– “Dormindo com as Outras Pessoas”, de Leslye Headland
– “Honeytrap”, de Rebecca Johnson
– “I Believe in Unicorns”, de Leah Meyerhoff
– “A Irmã da Sua Irmã”, de Lynn Shelton
– “Kelly & Cal”, de Jen McGowan
– “Little Accidents”, de Sara Colangelo
– “Lucky Them”, de Megan Griffiths
– “The Midnight Swim“, de Sarah Adina Smith
– “Nos Bastidores da Fama”, de Gina Prince-Bythewood
– “Uma Notícia Inesperada”, de Gillian Robespierre
– “Parece Amor”, de Eliza Hittman
– “Pariah”, de Dee Rees
– “Selma – Uma Luta Pela Igualdade”, de Ava DuVernay
– “She’s Lost Control”, de Anja Marquardt
– “Stray Dog”, de Debra Granik
– “There is a New World Somewhere”, de Li Lu
– “Vessel”, de Diana Whitten
Filmes dirigidos por mulheres que inspiraram o trabalho
das integrantes do coletivo Film Fatales:
– “À Ma Souer!”, de Catherine Breillat
– “Aos Treze”, de Catherine Hardwicke
– “Aquário”, de Andrea Arnold
– “Bom Trabalho”, de Claire Denis
– “O Caramanchão”, de Clio Barnard
– “Um Casamento à Indiana”, de Mira Nair
– “Cléo das 5 às 7”, de Agnès Varda
– “Daughters of the Dust”, de Julie Dash
– “Down to the Bone”, de Debra Granik
– “Em Um Mundo Melhor”, de Susanne Bier
– “Eu, Você e Todos Nós”, de Miranda July
– “High Art”, de Lisa Cholodenko
– “Histórias que Contamos”, de Sarah Polley
– “Jesus’ Son”, de Alison Maclean
– “Meninos Não Choram”, de Kimberly Peirce
– “Monster: Desejo Assassino”, de Patty Jenkins
– “Nunca Fui Santa”, de Jamie Babbit
– “O Pântano”, de Lucrecia Martel
– “O Par Perfeito”, de Rose Troche
– “As Pequenas Margaridas”, de Vera Chytilova
– “Psicopata Americano”, de Mary Harron
– “Quando Chega a Escuridão”, de Kathryn Bigelow
– “Ratcatcher”, de Lynne Ramsay
– “Os Renegados”, de Agnès Varda
– “Salaam Bombay!”, de Mira Nair
– “O Sonho de Wadjda”, de Haifaa al-Mansour
– “Sonhos Femininos”, de Allison Anders
– “Suburbia”, de Penelope Spheeris
– “Sweetie”, de Jane Campion
– “Variety”, de Bette Gordon
– “As Virgens Suicidas”, de Sofia Coppola
– “Wendy and Lucy”, de Kelly Reichardt
Via Bitch Media
Podia ter algo da Julie Gavras, tão bom o trabalho da moça.
Eu gosto muito de Liliana Cavani. Recomrndo:” La pelle”, “Para alem do bem e do mal”, “Berlin Affair”, “O porteiro da noite”, etc. E tem grandes nomes do cinema faltando nessa lista…