5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em maio

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir no streaming, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, Max, Itaú Cultural Play, Sesc Digital, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.

Saiba mais: Quem foi Merata Mita, pioneira cineasta indígena da Nova Zelândia
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros e nacionalidades para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação não esteja mais no catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja dicas do que assistir no streaming em maio:

*

“Ben Crump pelos Direitos Civis”
[Civil: Ben Crump, EUA, 2022]
Disponível para streaming na Netflix

O documentário de Nadia Hallgreen acompanha um ano na vida do advogado civil americano Ben Crump. Muito conhecido nos Estados Unidos, Crump representou várias famílias de pessoas negras assassinadas pela polícia, incluindo George Floyd (1973-2020) e Breonna Taylor (1993-2020).


“Guida”
[Brasil, 2014]
Disponível para streaming na Itaú Cultural Play

Guida está completando três décadas de trabalho como arquivista em um fórum. Sua rotina muda quando encontra um anúncio à procura de modelos vivos para aulas de desenho. Dirigido por Rosana Urbes.


Patu!
[Nova Zelândia, 1983]
Disponível para streaming na FILMICCA

Em 1981, a seleção sul-africana de rúgbi foi à Nova Zelândia para um campeonato. A visita levou milhares de neozelandeses às ruas para protestar contra o apartheid e provocou discussões sobre o racismo no próprio país. Tal momento histórico é retratado neste documentário de Merata Mita. Saiba mais sobre a diretora.


“Unclenching the Fists”
[Razzhimaya kulaki, Rússia/França, 2021]
Disponível para streaming na MUBI

Ada vive em uma cidade mineradora na Ossétia do Norte e se sente controlada pelos homens de sua família. Um possível caminho para a liberdade aparece quando seu irmão mais velho volta para casa e seu pai fica doente. Dirigido por Kira Kovalenko, venceu a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes.


“Vidas Passadas”
[Past Lives, EUA/Coreia do Sul, 2023]

Disponível para streaming no Telecine

Os amigos Nora e Hae Sung perdem o contato quando a família dela decide sair da Coreia do Sul. Décadas depois, eles se reencontram em Nova York e refletem sobre destino, amor e as escolhas que fazem uma vida. Escrito e dirigido por Celine Song, foi indicado a dois Oscars: melhor filme e roteiro original.

Top