Todo mês o Mulher no Cinema escolhe cinco filmes dirigidos por mulheres que podem ser vistos em casa mesmo, no conforto da Netflix. São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade da produção feminina e ajudam naqueles dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.
Veja os destaques do mês de março:
“Avançado Estilo”
[Advanced Style, EUA, 2014]
O documentário dirigido por Lina Plioplyte acompanha algumas das mulheres fotografadas para o blog Advanced Style, criado por Ari Seth Cohen para celebrar ícones fashions de Nova York com mais de 60 anos. Em uma indústria obcecada pela juventude, elas desafiam convenções sobre moda, estilo e beleza.
“Jonas”
[Brasil, 2015]
Jonas (Jesuíta Barbosa) sempre foi apaixonado por Branca (Laura Neiva), filha dos patrões de sua mãe. Durante o carnaval de São Paulo, ele se envolve em um crime, sequestra a jovem e a mantém refém dentro de um carro alegórico que tem o formato de uma baleia. Neste cativeiro inusitado, os dois têm de conviver. Roteiro e direção de Lô Politi.
“Paris is Burning”
[EUA, 1990]
O documentário da diretora Jennie Livingston aborda questões de raça, classe e gênero nos Estados Unidos ao retratar uma cena efervescente na Nova York da década de 1980: os chamados “bailes”, competições frequentadas principalmente pelas comunidades LGBTs, negras e latinas da região do Harlem. Premiado no Festival de Sundance.
“Psicopata Americano”
[American Psycho, EUA, 2000]
Christian Bale interpreta Patrick Bateman, um banqueiro de investimentos de Wall Street que é jovem, bonito, ganancioso e dono de uma ocupação secreta: serial killer. A diretora Mary Harron assina o roteiro em parceria com Guinevere Turner, adaptando para as telas o livro escrito por Bret Easton Ellis. Assista a uma cena do filme narrada pela cineasta
“Quando a Vida Acontece no Cairo”
[Cairo Time, Canadá/Irlanda/Egito, 2009]
Juliette (Patricia Clarkson) viaja dos Estados Unidos ao Egito para visitar o marido, um funcionário das Nações Unidas. No entanto, compromissos profissionais o deixam em Gaza mais tempo do que o esperado. Sozinha no Cairo, ela busca a companhia de Tareq (Alexander Siddig), ex-colega de trabalho do marido. Escrito e dirigido por Ruba Nadda.
Mais filmes para ver na Netflix: Consulte as listas publicadas em meses anteriores